
O hábito de ler é um dos mais importantes para o desenvolvimento do intelecto e um dos melhores caminhos para adquirir conhecimento.Em meio ao mundo tecnológico, que muito avançou nas últimas décadas, esta prática acabou ficando de lado, sendo substituída primeiro pela televisão, depois por computadores, videogames e atualmente smartphones. Para promover a leitura, o Governo do Estado do Rio de Janeiro desenvolve o projeto “Mais leitura – Ler é o maior barato”, que incentiva crianças, adolescentes e adultos terem acesso à livros que custam entre R$ 2 e R$ 4. Nilópolis é a primeira cidade da Baixada Fluminense a receber a iniciativa, que ficará até o dia 15 no Calçadão da Avenida Mirandela, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Depois o projeto seguirá para Belford Roxo.

O projeto foi criado em 2011 e conta com duas agências fixas e uma itinerante que percorre os municípios do Estado do Rio de Janeiro. De acordo com o goverbo estadula no ano passado, foram vendidos mais de 650 mil exemplares. Cada pessoa pode comprar até 10 livros, disponibilizados em diversos gêneros literários. A dona de casa, Vera Lúcia de Souza, de 67 anos, acredita que o projeto itinerante é uma ajuda aos amantes de livros que podem adquirir exemplares de forma barata “Eu estou aqui procurando livros para o meu filho que gosta muito de ler, mas estou perdida, são muitas sugestões!”, disse.
Sobre a iniciativa Vera Lúcia destacou: “acho importante ter um projeto desses na Baixada. Melhor ainda se fosse fixo. É fundamental incentivar a educação com a leitura, mesmo eu não gostando de ler, acho que os pais devem mostrar livros para as crianças e adolescentes” alertou.
O engenheiro Joel Santos, de 61 anos, estava caminhando pelo Calçadão e foi surpreendido com o stand de livros e ficou feliz com a diversidade que encontrou. “Eu achei ótimo esse stand de leitura para todas as idades. Estou aqui em dúvida em qual levar”, disse Joel. Outra cidadã que ficou surpresa com a quantidade de livros foi a estudante Tamara Almeida, 23 anos. ” São muitos títulos variados que vão de aventura ao mercado de trabalho. O mais legal é o preço de cada um deles. Gostei muito”, disse a moça.
A agência intinerante permanecerá na Baixada até o final de fevereiro e deve passar pelas cidades de Queimados, Duque de Caxias e São João de Meriti.As agências fixas estão instaladas no Poupa Tempo do Bangu Shopping, com atendimento de segunda a sexta, das 8h às 17h e sábado, das 9h às 13h, e no Shopping Bay Market – 3º piso, em Niterói, das 10h às 21h, de segunda a sábado.