
Fotos: Ivan Teixeira
Diferente do acordo firmado entre a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Previdência Social, as agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, em Nova Iguaçu, não estão realizando o atendimento diferenciado a aposentados e pensionistas do INSS no horário estipulado. A medida estabelece que as agências e postos que atendem este público devem abrir duas horas mais cedo e encerrar o expediente às 16h30, do 1º ao 10º dia útil do mês.
Quem passa pelo calçadão de Nova Iguaçu durante os primeiros dias úteis do mês já está acostumado a ver a enorme fila na porta do Banco do Brasil, que fica na Praça Rui Barbosa. A aposentada Elza Maria de Souza, de 75 anos, estava indignada pelo descaso da agência. “Todo mês é a mesma coisa, ficamos aqui na porta por horas embaixo de sol e chuva”, contou ela.
Mais adiante, na Avenida Governador Amaral Peixoto, aposentados também formam uma grande fila, horas antes da abertura da agência para receber o benefício. A aposentada Ilza Gomes, de 74 anos, disse tem esse hábito para tentar ser atendida ainda pela manhã. “Muita gente não sabe, mas as

Fotos: Ivan Teixeira
agências deveriam abrir mais cedo para nos receber na semana do pagamento, e elas não respeitam isso. Nos deixam horas aqui fora e mais algumas horas na parte de dentro. Pra que existe a lei do atendimento diferenciado se não é posta em prática?”, questionou a aposentada.
Além de horas em pé na fila na porta da agência, a pensionista Creuza Dias Nascimento, de 68 anos, passa mais horas dentro da agência do Banco do Brasil para receber o auxílio. “Cheguei às 8h40, todo mês é a mesma coisa. Isso nos revolta. Além de esperar muito tempo aqui fora, ainda temos que esperar mais algumas horas dentro da agência para pegar uma senha”, disse Creuza.
Na agência da Caixa Econômica Federal, na Avenida Marechal Floriano Peixoto, também no Centro de Nova Iguaçu, os atendimentos começam às 11h da manhã, mas desde 8h40 o aposentado Joelson Ribeiro, de 70 anos, já aguardava na fila. “Nessa agência, se a gente chegar tarde passa o dia inteiro aqui para conseguir pegar o dinheiro. Isso é um desrespeito conosco”, lamentou o aposentado. Já o cliente, Isaac Conte Rossi, de 25 anos, queria apenas falar com o gerente e também aguardava horas na fila. “Estou há mais de uma hora tentando falar com alguém nessa agência e ninguém me atende. Cheguei aqui perto das 9h sabendo que é cheio, mas isso é um absurdo”, disse o cliente.
Em nota, o Banco do Brasil informou que “Todas as suas agências obedecem a Resolução nº2932 do Banco Central do Brasil que normatiza o horário de funcionamento das instituições financeiras no país”. Já a Caixa Econômica Federal não se pronunciou até o fechamento desta edição.
Por: Gabriele Souza (Gabriele.souza@jornalhoje.inf.br)