
Foto: Ivan Teixeira/Jornal de Hoje
Avanço de sinal vermelho, ultrapassagem perigosa, estacionamento irregular. Estas são algumas das infrações de trânsito cometidas diariamente por motoristas imprudentes. Em Nova Iguaçu não é diferente. Por mais que se crie mecanismos e haja fiscalização para coibir tantas violações, o desrespeito costuma ser a lei adotada por muitos condutores.
Em abril do ano passado, o Jornal de Hoje denunciou as constantes bandalhas cometidas por motoristas que desciam o Viaduto Dom Adriano Hipólito, popularmente conhecido como Viaduto do Extra, que liga o Bairro da Luz ao Centro de Nova Iguaçu. Após muitas reclamações, a prefeitura, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, instalou, no início de junho, muretas metálicas para evitar as manobras ilegais. No entanto, quase um ano depois, a falta de respeito continua.
As bandalhas são diárias e em diferentes horários. Mas esta semana uma imagem chamou a atenção da equipe de reportagem do JH. Sete carros foram flagrados na contramão, simultaneamente, para evitar pegar a congestionada Via Light e fazer o retorno no ponto correto para seguir em direção ao bairro Santa Eugênia.
O empresário Francisco Pastene, de 45 anos, atravessa o viaduto diariamente, para levar a esposa ao trabalho. Ele conta que já passou por alguns sustos causados pelo desrespeito de motoristas que fazem a contramão pela pista de retorno ao Centro e até mesmo descem pelo próprio viaduto na pista destinada para quem vai seguir viagem sentido Bairro da Luz.
“Somos obrigados a parar o carro e permitir a bandalha. Se não fizermos isso, o trânsito para nos dois sentidos. Tem dias que chega a ter fila de carros na contramão”, relata Pastene, que sugere uma forma de acabar com as infrações. “A prefeitura deveria instalar barreiras desde o topo do viaduto até uns 15 metros depois do término das muretas metálicas. Desta forma seria praticamente impossível algum motorista entrar na contramão.”
Como o intuito de quem comete a infração é seguir viagem sentido Santa Eugênia evitando passar pelo congestionamento da Via Light até chegar ao retorno mais próximo, outra opção seria a construção de uma rua à direita de quem desce o viaduto, com acesso direto à Avenida Guadalajara.
Em nota, a Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana (SEMTMU) informou que a fiscalização é feita de forma contínua no local e também por uma câmera de segurança ligada ao Centro de Operações (CONIG). A secretaria disse ainda que estuda uma forma de coibir definitivamente as bandalhas.
por Raphael Bittencourt