
Foto: Ivan Teixeira/Jornal de Hoje
Moradores de Nova Iguaçu, Nilópolis e Mesquita tiveram ontem mais uma oportunidade de fazer suas reivindicações aos policiais do 20º BPM (Mesquita), durante o café da manhã comunitário, que acontece uma vez por mês na sede da unidade. A pauta em debate desta vez foi o programa “Cabine Sobre Rodas” (CRS) que está sendo implantado em vários bairros da Baixada Fluminense.
De acordo com o comandante do 20º BPM, o tenente coronel Roberto Christiano Dantas, o objetivo é reprimir a violência local. “O programa consta de uma viatura da Polícia Militar que circula pelas ruas dos bairros com o intuito de diminuir e até coibir assaltos, levando mais segurança aos moradores e comerciante locais. A iniciativa de implantar o programa no bairro Monte Líbano surgiu através de pedidos da população à Associação de Moradores e Amigos dos Bairros Monte Líbano, Jardim Tropical, Margarida e Ulisses”, conta comandante.
A crise no país e no Estado do Rio de Janeiro também foi citada, uma vez que a segurança pública sofreu corte de verbas, assim como diversas outras áreas. Com isso, o batalhão que já sofre com o efetivo e com a frota de viaturas, passa ainda mais dificuldade para se manter. De acordo com o Major Viana, atualmente a unidade conta com pouco mais de 600 militares prontos para o serviço e dispõe de cerca de 100 viaturas para trabalhar em três cidades: Nova Iguaçu, Mesquita e Nilópolis, que juntas possuem mais de 1 milhão de habitantes, segundo dados do IBGE.

Foto: Ivan Teixeira/Jornal de Hoje
O poder da palavra foi dado à sociedade civil para que fossem feitos pedidos e sugestões. Antônio Carlos Oliveira, de 62 anos, morador do bairro Nova Califórnia, em Nova Iguaçu, disse que comparece às reuniões há mais de um ano e vê muita importância neste espaço que o Batalhão dá à população. De acordo com ele, um grupo de moradores fez uma arrecadação em dinheiro como intuito de consertar uma viatura do batalhão, que estava sem condições de rodar.
“Com a participação dos moradores do bairro nova Califórnia e com o apoio do comandante Dantas e do comandante da 1ª companhia, capitão Nelson, nós conseguimos colocar mais uma viatura em funcionamento e assim, garantir a segurança do bairro Califórnia e adjacências”, disse. Na última sexta-feira (15), o grupo de moradores fez uma passeata com a viatura, como forma de prestar conta à população que contribuiu para que isso pudesse acontecer.
Austin cria Conselho de Segurança
Renata Magalhães, moradora do bairro Austin, também em Nova Iguaçu, aproveitou a oportunidade para falar do Conselho de Segurança para Austin, criado pelos moradores do bairro, a fim de levantar possíveis soluções para os constantes assaltos na região. A criação de um conselho de bairro foi criticada por alguns, com argumentos que somente municípios poderiam ter tal nomenclatura, mas aplaudido por outros, uma vez que toda força para combater a criminalidade é bem-vinda.
Um dos defensores da iniciativa de Renata foi o policial civil Bittencourt, da 58ª DP (Posse). Ele parabenizou a ação dos moradores de Austin, que “nada mais é que uma ação conjunta que luta por um objetivo em comum com toda sociedade”, disse o inspetor. O major Viana, subcomandante do 20º BPM, também a parabenizou e se colocou a disposição do grupo. Na primeira reunião, há pouco mais de um mês, contou com a participação de mais de 150 moradores do bairro.
Para mediar o debate, a mesa estava composta pelo presidente do conselho Comunitário de Mesquita, Joselito Almeida; a vereadora Cris Gêmeas; subcomandante do 20º BPM, major Viana; secretaria do conselho Comunitário de Segurança de Nova Iguaçu, Ailana Scandian; o presidente do conselho Comunitário de Nilópolis, coronel Santos e o inspetor Bittencourt, da 58ª DP (Posse).
por Erick Bello