
A Secretaria de Saúde de Nova Iguaçu vai agilizar a emissão de licenças para o funcionamento de estabelecimentos comerciais implantando uma série de mudanças na estrutura da Vigilância Sanitária do município. Ontem, o secretário de saúde da cidade, Luiz Antônio Teixeira Júnior, e o subsecretário de Vigilância em Saúde Clodoaldo Novaes se reuniram com contabilistas e empresários para apresentar as mudanças que estão sendo planejadas e como serão realizadas.
A renovação da licença que hoje é feita anualmente passará a ser bianual e o proprietário do estabelecimento deverá preencher anualmente um roteiro de auto-inspeção, que será enviado à Vigilância Sanitária. Além disso, a Vigilância Sanitária passará a contar com mais profissionais e eles receberão capacitação, novos uniformes e crachás, além da ampliação da frota de veículos. “A normatização sanitária é complexa não apenas em Nova Iguaçu, mas estamos trabalhando para diminuir a burocracia, investindo na infraestrutura e criando estratégias para que nossos profissionais tenham um perfil mais educativo e menos punitivo. Queremos atrair novas empresas para a cidade, gerando trabalho e renda”, explicou o secretário.
Outra novidade é a reformulação do código sanitário do município. Antes de ser submetido à aprovação da Câmara de Vereadores, ele será disponibilizado no site da Secretaria de Saúde (saudenovaiguacu.com.br) entre os dias 15 e 30 de outubro para que a população possa opinar. O último código sanitário de Nova Iguaçu foi atualizado em 2000, por isso, a subsecretaria de Vigilância em Saúde precisou realizar um trabalho minucioso para reatualizar todo o documento.
No início de novembro o secretário se reunirá com representantes dos empresários e contabilistas para ouvir quais são as sugestões dos profissionais sobre o código sanitário, que, em seguida, será enviado à Câmara de Vereadores. “É importante que o maior número de empresas tenha acesso ao documento e que tragam suas observações, queremos mudar nossa estratégia de trabalho tendo o empresário como um parceiro que está ao nosso lado para oferecer serviços de qualidade à população”, disse Clodoaldo Novaes.
Para evitar fraudes
Desde maio deste ano, os certificados de inspeção sanitária lançados pela Vigilância Sanitária de Nova Iguaçu são emitidos com a tecnologia QR Code (código de barras em 2D que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que têm câmera fotográfica). A iniciativa tem o objetivo de acabar com a falsificação dos documentos que são necessários para o funcionamento de estabelecimentos como restaurantes, farmácias, supermercados e clínicas.
Com a tecnologia, qualquer cidadão que tenha o aplicativo para leitura de QR Code em seu smartphone poderá fotografar a licença e fazer a leitura do código para constatar a autenticidade do documento em tempo real. Em casos de denúncia de certificado falso, basta entrar em contato com a Vigilância Sanitária do município pelo telefone 2668-3305.