
Os vereadores de Nova Iguaçu aprovaram na sessão de quarta (30), em primeira votação, projeto de autoria de Marcelinho das Crianças (PTN), que diminui de 21 para 17 o número de cadeiras no Poder Legislativo. A proposta é uma emenda à Lei Orgânica municipal, que permite, em cada eleição, que sejam feitos ajustes necessários no número de vereadores.
Dos 22 vereadores presentes à sessão, 20 votaram a favor do texto. O presidente não vota – a não ser em caso de empate, e o vereador Henrique Neves teve que se ausentar do plenário no momento da votação. O projeto será votado pela segunda vez no prazo mínimo de 10 dias corridos. Se aprovado, entrará em vigor já nas eleições deste ano. São necessários os votos favoráveis de pelo menos 20 parlamentares. O prazo de 10 dias, previsto no Regimento da Câmara, será utilizado para que cada vereador analise melhor a proposta.
Segundo Marcelinho das Crianças, a medida permitirá um enxugamento da máquina administrativa, gerando uma economia financeira. O dinheiro economizado poderá ser devolvido à prefeitura e utilizado, prioritariamente, pelos setores da Saúde e Educação. O número de vereadores já havia sido reduzido nesta legislatura, de 29 para 21, no ano de 2014.