Campus do IFRJ já tem data para começar a funcionar em Meriti

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

A implantação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) em São João de Meriti é uma realidade que já tem data para entrar em funcionamento: 29 de agosto. Trabalhando, desde 2011, junto aos órgãos responsáveis para abrigar a instituição, a Prefeitura cedeu o Ciep 132 Municipalizado São João Bosco para abrigar, provisoriamente, o campus. Dessa forma, as aulas devem ser iniciadas na última semana do mês de agosto.
O local definitivo para a sede do IFRJ, que vai receber o nome do empresário Arthur Antônio Sendas, será no Parque Novo Rio, no bairro Venda Velha. No entanto, até o término das obras, a unidade funcionará no bairro de Éden. As atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação serão focadas nos arranjos produtivos locais e nas demandas regionais. Para a definição dos cursos que serão oferecidos, foi criada uma comissão composta por representantes do instituto, da Prefeitura de São João de Meriti e da sociedade civil organizada.
“Além de firmar convênio no CIEP 132 com uma cessão parcial de três anos, o prefeito Sandro Matos estabeleceu a cessão total do espaço em Venda Velha para que os jovens meritienses e toda sociedade ganhem melhores condições de formação para o trabalho, além de ter acesso a cursos de graduação e pós-graduação. É um verdadeiro marco na história de São João de Meriti”, explicou a secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Eneila de Lucas.
O município foi contemplado pelo Governo Federal na Fase III da Expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Além de a cidade apresentar avanço significativo na educação, de acordo com o secretário de Trabalho Ciência e Tecnologia, Pedro Fernando de Souza Rodrigues, o campus será importante para a capacitação de mão de obra local, já que a região apresenta a maior concentração demográfica da América Latina. As opções vão qualificar os cidadãos para atuarem dentro e fora de São João de Meriti.
“Com a implantação do IFRJ em São João de Meriti, os jovens, seus familiares, a economia meritiense e da área metropolitana do Rio de Janeiro serão beneficiadas pelas atividades do instituto. Além disso, muitos jovens terão oportunidade de receber formação tecnológica contextualizada, banhada de conhecimentos, princípios e valores que potencializam a ação humana na busca de caminhos mais dignos de vida”, disse Pedro Fernando.
Cursos como engenharia e produção cultural já foram sugeridos. No entanto, a decisão sobre os cursos que serão oferecidos pela instituição será tomada somente após a análise de uma comissão formada por representantes dos segmentos estudantil, empresarial, governamental, sociedade civil e redes estadual, pública e privada.
Na próxima quarta-feira (22), uma reunião com a comissão de implantação do Campus São João de Meriti, que vai contar com a presença do diretor de expansão de campus IFRJ, Marcus Freitag, e o diretor do campus de São João de Meriti, Sérgio Moraes, vai começar a estruturar o funcionamento da instituição.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!