
Foto: Tomaz-Silva
O ano está na metade, mas os tamborins já começaram a ecoar no Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense, anunciando o carnaval de 2016. A Feira de Negócios do Carnaval (Carnavália) e o Encontro Nacional do Samba iniciam na quinta-feira (18), com o objetivo de profissionalizar os produtores e organizadores dessa grande festa no país. Em Nilópolis, já foi decidido que no início de dezembro acontecerá à eleição da Corte Momesca e a apresentação do projeto “A Baixada Canta o Samba”.
O concurso para a eleição da Corte Momesca nilopolitana, em 2016, terá mais duas categorias. Além da Rainha Trans, Princesa e Rei Momo, serão eleitas a Princesa Plus Size e a Princesa Melhor Idade.“Estamos criando mais duas categorias que irão compor a nossa Corte Momesca para 2016. As novas categorias, Princesa Plus Size e Princesa Melhor Idade comprova que a Prefeitura de Nilópolis valoriza e respeita a diversidade”, frisou o Secretário de Cultura Augusto Vargas.
O evento será realizado no dia 6 de dezembro, no Dia Internacional do Samba. No mesmo dia também acontece o projeto “A Baixada Canta o Samba”. O evento reunirá bambas do samba da região, que atuarão em parceria com a Super Via, a Prefeitura de Nilópolis e a LIBCAN – Liga Independente de Blocos Carnavalescos de Nilópolis. “Este encontro tem como finalidade valorizar nossos potenciais artísticos: poetas, compositores, músicos, intérpretes, passistas, ritmistas entre outros do cenário do samba regional. Acreditamos que a valorização da ‘Prata da Casa’ gera um impacto na autoestima dos nilopolitanos e moradores da Baixada Fluminense, que terão a oportunidade de conhecer estes talentos, fortalecendo assim nossa identidade cultural”, comentou Augusto Vargas.
Feira de Negócios do Carnaval e Encontro Nacional do Samba

Pioneira no mercado de carnaval, a Carnavália-Sambacon inicia a segunda edição na quinta-feira (18) e segue até sábado ( 20) no Centro de Convenções SulAmérica, na Cidade Nova, no Rio de Janeiro. O evento reúne toda a cadeia produtiva da folia em uma feira de negócios (Carnavália) e, simultaneamente, realiza o Encontro Nacional do Samba (Sambacon), com debates e palestras sobre temas culturais, de infraestrutura, modelos de gestão e políticas públicas para o setor.
A ideia é juntar em um mesmo espaço todos os segmentos que trabalham com carnaval, “que vendem e compram para o carnaval”, destacou um dos idealizadores dos eventos, o especialista em carnaval Nei Barbosa, em entrevista à Agência Brasil. Entre os temas abordados estão o marketing no carnaval, carnaval de rua e carnaval como gerador de negócios. Nos três dias de duração da feira, organizada pelas empresas cariocas AMI7 e Timbre, a expectativa é movimentar mais de R$ 20 milhões em negócios, superando em 30% os R$ 14 milhões negociados no ano passado. O público esperado alcança 10 mil pessoas.
Já o Encontro Nacional do Samba também trará novidades. A principal delas será a realização de um debate com convidados estrangeiros. O desenvolvimento de uma política pública que contemple todos os atores da cadeia produtiva do carnaval continua entre os principais objetivos da Sambacon, que terá presença de autoridades dos segmentos de turismo e economia criativa, empresários, carnavalescos e representantes de entidades organizadores dos desfiles de escolas de samba e de blocos do carnaval de rua.