
Foto: Carla Josephyne/ PMM
O governador do Estado do Rio, Luiz Fernando Pezão, esteve ontem no Quartel do Corpo de Bombeiros, em Nova Iguaçu, e entregou carros que serão utilizados no combate ao mosquito Aedes aegypit, transmissor da dengue, da febre chikungunya e do Zika Vírus. Foram entregues 17 carros para 11 municípios para uso em investigação de casos das doenças transmitidas pelo mosquito. Durante a solenidade, Pezão reconheceu que o Rio passa por uma crise financeira sem precedentes.
O combate ao Aedes aegypit é uma questão prioritária nos municípios da Baixada Fluminense e de todo Estado. Ao município anfitrião da solenidade, o governador agradeceu a cessão do médico Luiz Antônio de Souza Teixeira Júnior, atual secretário estadual de Saúde. “O Luiz Antonio tirou a saúde de Nova Iguaçu do caos. Além de tirar o hospital da Posse das páginas do noticiário policial, ele construiu Clínicas da Família em diversos bairros e cuidou do atendimento básico”, destacou o governador ao falar de algumas das virtudes do ex-secretário de Saúde de Nova Iguaçu.
Luiz Antônio Teixeira Júnior disse que vai implementar políticas públicas voltadas para a Baixada Fluminense e afirmou que os veículos doados serão essenciais no combate ao Aedes aegypti. Ele pede para que cada secretário municipal foque nas gestantes. “É preciso identificar onde estão estas mulheres para que seja feito um rastreamento nas residências em torno delas. Vamos fazer também uma campanha de conscientização para estas futuras mães, para que elas saibam quais as roupas mais adequadas para usar e também a importância do repelente para evitar o mosquito”, explicou Luiz Antônio Teixeira Júnior.
Nova Iguaçu recebeu dois carros da secretaria estadual de Saúde. O prefeito Nelson Bornier enfatizou o cuidado com as grávidas, por muitas se contaminarem pelo Zika Vírus, prejudicando a gestação, pois os bebês podem nascer com microcefalia. De acordo com ele, em 2015, agentes da Secretaria municipal de Saúde realizaram mais de 1,5 milhão de vistorias e o governo municipal fez campanha publicitária para orientar especificamente as gestantes na guerra contra o mosquito.
Mesquita também foi contemplada com dois veículos. Para o secretário de Saúde do município, Ricardo Xavier, os carros facilitarão o deslocamento dos técnicos municipais. “Esses três veículos (um recebido em dezembro do ano passado, e dois na cerimônia de ontem) serão muito importantes para a batalha contra esse mosquito. Estamos dando uma atenção prioritária também às grávidas, pois os casos de microcefalias causados pela Zika estão aumentando por vários municípios e estados”, disse o secretário.
A opção pela distribuição dos veículos se deu após um diagnóstico das necessidades das equipes de atuação em vigilância epidemiológica dos municípios. Duque de Caxias, São João de Meriti e Magé, receberam três carros. De acordo com coordenador de Vigilância Ambiental de Duque de Caxias, Alessandro de Deus Melo, os veículos recebidos pelo município serão utilizados nos quatro distritos da cidade. “Esses veículos serão importantes na supervisão direta dos agentes de endemias durante o trabalho de campo realizado nos quatro distritos, auxiliando principalmente nas visitas domiciliares”, disse o coordenador. Belford Roxo e Queimados receberam dois veículos cada. Japeri foi contemplado com um automóvel.
Pezão promete fim da falta d’água
Durante o evento, o governador Luiz Fernando Pezão reafirmou compromissos de campanha com a região: a construção do sistema Guandu II, para acabar com a falta de água na região, obra que gerará 15 mil empregos depois forem iniciadas, infraestrutura nos bairros e a construção de três viadutos em Nova Iguaçu. Vou botar água na Baixada inteira. “Vamos inaugurar em Japeri a Estação de Tratamento de Água que vai abastecer o município. A água do Guandu sai da região para o Rio de Janeiro e a população aqui fica sem ela. Nós vamos acabar com isso, teremos o Guandu II só para a Baixada Fluminense, servindo de retaguarda para a cidade do Rio”, garantiu Pezão.
Por: Gabriele Souza (gabriele.souza@jornalhoje.inf.br)