Caxias concorre a prêmio por ações de sustentabilidade

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Material reciclável é recolhido na Vila São Luís e levado para o Centro de Triagem, em Jardim Gramacho Foto: Rafael Barreto
Material reciclável é recolhido na Vila São Luís e levado para o Centro de Triagem, em Jardim Gramacho
Foto: Rafael Barreto

A Prefeitura de Duque de Caxias está perto de conquistar mais um prêmio para cidade. O projeto “Coleta Seletiva: Inovando e Reciclando Vidas”, que está em fase inicial de implantação no município, é finalista da categoria Inovação e Sustentabilidade do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. A indicação leva em conta as propostas que apresentam resultados provenientes de ações estruturadas e sistêmicas de inovação e sustentabilidade.
Na segunda-feira (18), uma equipe do Sebrae visitou o novo Centro de Triagem de Materiais Recicláveis, inaugurado no dia 15 de janeiro, em Jardim Gramacho; acompanhou o trabalho porta a porta feito pelas cooperativas cadastradas na Vila São Luís; e conheceu o aplicativo para celular “Caxias Coleta”, que mostra detalhes de como a coleta seletiva é realizada na cidade.
Antes de percorrer alguns pontos do município, a equipe esteve na sede da Prefeitura para conversar com o prefeito Alexandre Cardoso. Durante a entrevista, ele destacou a importância do projeto por investir em sustentabilidade e geração de renda e defendeu a implantação de mais galpões no município, gerando novos empregos.
“Em plena crise de emprego, o lixo mostra que pode ser uma fonte de trabalho e renda. O empreendedorismo tem que oferecer soluções e este projeto é a esperança de ganho para muitos trabalhadores. É gratificante ver o reconhecimento de um projeto que envolveu todos os setores da prefeitura. Esse trabalho em Duque de Caxias deve se tornar modelo para outras cidades do país, como o Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Belo Horizonte”, destacou.

Visita e boa impressão

O secretário Luiz Renato Vergara explicou como funciona o projeto
O secretário Luiz Renato Vergara explicou como funciona o projeto

O secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Luiz Renato Vergara, acompanhou o grupo e detalhou o projeto para os visitantes.
“Nessa fase inicial, fizemos uma sensibilização com os moradores e comerciantes da Vila São Luís sobre a importância de separar lixo de material reciclável. Toda segunda-feira um caminhão da coleta seletiva passa recolhendo esse material e o leva para o Centro de Triagem, em Jardim Gramacho. Uma série de fatores nos fizeram escolher o bairro para ser o primeiro atendido pelo serviço, entre eles o número de habitantes – cerca de 35 mil –, a proximidade com Jardim Gramacho e a grande quantidade de material que pode ser reaproveitado. Esse é um projeto que visa antes de tudo a inclusão social”, explicou.
Durante a coleta porta a porta, a equipe do Sebrae pôde observar a boa recepção dos moradores, que foi confirmada pela coordenadora de educação ambiental Silvana Paz de Lima. Segunda ela, a população tem se conscientizado sobre a importância da questão do material reciclável e isso é fundamental para que o projeto dê certo.
A equipe do Sebrae visitou ainda o novo Centro de Triagem de Materiais Recicláveis, que ocupa uma área de 1.200 metros quadrados na avenida Monte Castelo, em Jardim Gramacho. Construída através de medidas compensatórias, a unidade é pioneira no estado do Rio de Janeiro no que diz respeito ao modelo de implantação, que utiliza energia solar e o reuso da água da chuva. O local atende catadores de sete cooperativas.

Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor
Criado em 2001, o prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor tem como objetivo o reconhecimento da capacidade administrativa dos gestores que elaboram os melhores projetos e implantam ações em favor do surgimento e desenvolvimento de micro e pequenas empresas em seus municípios.
A edição deste ano teve 63 municípios inscritos, sendo que apenas 56 foram habilitados para a fase de pré-seleção. Os 37 projetos mais bem avaliados nessa fase vão para fase final. Assim como edições anteriores, a etapa de pré-seleção foi realizada pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM). Os prefeitos vencedores receberão certificado “Sebrae Prefeito Empreendedor” e o selo “Prefeito Empreendedor – Finalista Estadual”, além de terem seus projetos inseridos em mídia estadual e publicação no livro “Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor”.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!