Caxias debate soluções sustentáveis

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
I Seminário de Soluções Sustentáveis de Duque de Caxias foi realizado na Unigranrio Foto: Divulgação / PMDC
I Seminário de Soluções Sustentáveis de Duque de Caxias foi realizado na Unigranrio
Foto: Divulgação / PMDC

A secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento de Duque de Caxias reuniu a comunidade acadêmica e sociedade civil na sexta-feira (15/4), no auditório da Unigranrio, para o I Seminário de Soluções Sustentáveis do município. Durante o evento, foram apresentados os projetos desenvolvidos pela secretaria voltados para questão da sustentabilidade.
“O meio ambiente não pode ser visto apenas como a política de plantar árvores. É algo muito mais amplo. É uma política fundamental onde se pode discutir a integração social do mundo. Hoje, tem pessoas que jogam fora 50% da comida que têm à disposição, enquanto tem gente que não tem o que comer. Há pessoas que têm 300 litros de água por dia, e outras que não tem o que beber. Então, quando falamos de soluções sustentáveis, estamos falando de uma questão ambiental. Temos que parar e ver a quantidade de energia que fica guardada para nada ou para satisfazer a vontade pessoal e do poder. Por isso, gostaria de parabenizar a secretaria de Meio Ambiente por estar tratando isso de forma organizada e política”, destacou o prefeito Alexandre Cardoso.
O seminário foi dividido em quatro painéis: Mudanças Climáticas – Soluções para Duque de Caxias; Controle e Fiscalização ambiental; Intervenções Eco Sustentáveis e Plano de Manejo, dentro dos quais foram apresentados e debatidos os projetos da secretaria municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento.
“Nosso intuito com o seminário é apresentar à população os projetos desenvolvidos pela secretaria, que já foram concluídos ou estão em fase de conclusão, voltados para questão sustentáveis. Acredito que o caminho para ter a sustentabilidade é tratar com igual importância as questões ambiental, social e econômica. Juntas elas formam um tripé para que possamos ter sucesso na realização dos projetos”, explicou o secretário Luiz Renato Vergara.
Durante o seminário foram apresentados os projetos de Inventário de Gases Geradores do Efeito Estufa e Plano de Mitigação; do sistema para o início de cobrança da Taxa de Controle de Fiscalização ambiental (TCFA) no município de Duque de Caxias; das obras executadas e em execução com técnicas construtivas sustentáveis e renováveis; e do Plano de Manejo da APA São Bento e das Unidades de Conservação, onde a SMAAA propõe nova ocupação.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!