Caxias homenageia profissionais de enfermagem nos 29 anos do CEATA

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

A quinta-feira (15) foi de comemoração, homenagens e ação social, no Teatro Municipal Raul Cortez, na Praça do Pacificador, Centro. No mês de maio, o Centro de Atenção Total ao Adolescente de Duque de Caxias (CEATA) comemora 29 anos de sua fundação. Para marcar a data, a Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a coordenação do CEATA e a direção do Hospital Municipal Duque (Policlínica) – onde a unidade está instalada – realizou um grande evento de aniversário, que contou com ação social e homenagens a 231 profissionais das áreas de enfermagem e serviço social do município.

Com um auditório repleto, foi formada a mesa de abertura, que contou com a vice-prefeita, Aline do Áureo; secretária de Saúde, Dra. Célia Serrano; secretária de Gestão e Inclusão, Cristina Barrichelo; presidente da Fundec, Roseli Duarte; diretora do Departamento de Enfermagem, Elaine Paladini; as vereadoras Delza de Oliveira e Juliana do Táxi; vereador Alex Freitas; e a primeira-dama, Júlia Moraes. Em sua fala, Dra Célia Serrano destacou a importância de celebrar os 29 anos da unidade e também parabenizou enfermeiras e assistentes sociais.

“O CEATA chega aos 29 anos com uma história de sucesso no acolhimento e atenção aos nossos adolescentes. A cerimônia de hoje é um reconhecimento a todos que fazem parte desse projeto, além de homenagear os profissionais de enfermagem e assistência social do município. Parabéns a todos pela dedicação no cuidado à saúde da população”, declarou a secretária de Saúde.

A ação social, realizada na área externa do Teatro, ofereceu diversos serviços gratuitos, entre eles, equipe do Poupa Tempo; equipe de beleza da FUNDEC; feira de adoção de Pets; isenção de taxas e segunda via de identidade; Conselho Tutelar itinerante; e vacinação e aferição de pressão. Ao final, o público assistiu ao Show de Talentos, com apresentações de dança e música, com a participação dos adolescentes do Ceata.

Dona Cleusa Maria Pereira, moradora de Duque de Caxias e avó de uma adolescente atendida no Centro de Atenção Total ao Adolescente, deu um depoimento emocionado e cheio de gratidão.

“O CEATA fez uma grande diferença na vida da minha família. Minha neta tinha depressão e com o acompanhamento na unidade hoje ela tem uma vida melhor. Sou muito grata a toda equipe que tem feito a diferença na vida de tantos adolescentes. Parabéns pelos 29 anos e que Deus continue abençoando esse trabalho maravilhoso”, disse a emocionada vovó Cleusa.

Saiba mais sobre o CEATA
Com serviços especializados nas áreas de psiquiatria, clínica médica, ginecologia/obstetrícia, enfermagem, serviço social, fonoaudiologia, nutrição e psicopedagogia, o Centro de Atenção Total ao Adolescente de Duque de Caxias é a unidade de referência no município no atendimento para adolescentes de 10 a 17 anos, em situações de abuso, violência e também apoio voluntário para quem busca ajuda. O CEATA tem como objetivo garantir os direitos fundamentais dos adolescentes, com acolhimento especializado e integração com diversas instâncias como Conselhos Tutelares, Vara da Infância e Juventude e o Ministério Público.
Os atendimentos na unidade acontecem de três formas:
* Demanda espontânea – quando o adolescente ou responsável busca o serviço voluntariamente, para atendimentos multidisciplinares;
* Demanda obrigatória – em casos de adoção, abuso, violência doméstica ou atos infracionais, com o apoio de órgãos como o Ministério Público e DEAM;
* Demanda direcionada – Através de encaminhamentos feitos por escolas ou unidades de saúde.
Os atendimentos na unidade acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h30, no Hospital Municipal Duque (Policlínica), localizado na Avenida Dr. Manoel Lucas, s/nº – Parque Senhor do Bonfim.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!