Caxias: hospital fecha o mês de outubro com record histórico de 2.641 cirurgias

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Prestes a completar três anos de municipalização, em janeiro de 2025, o Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes (HMAPN), administrado pela Prefeitura de Duque de Caxias, segue acumulando conquistas e ampliando sua capacidade de atendimento à população.

O mês de outubro trouxe, com ele, a quebra de mais um recorde histórico de cirurgias, chegando ao total de 2.641 procedimentos realizados. Há três anos, a unidade realizava, em média, 700 intervenções cirúrgicas por mês. No acumulado, de janeiro a outubro de 2024, os números também impressionam, totalizando 21.072 procedimentos.

O Adão Pereira Nunes é uma referência no atendimento de emergência, por conta de sua excelência nas áreas de ortopedia e traumatologia; neurocirurgia; cirurgias geral, vascular, pediátrica, plástica, bariátrica, bucomaxilofacial e obstétrica, entre outras. Com a municipalização, a Prefeitura de Duque de Caxias deu início a uma reforma geral na unidade, possibilitada por recursos liberados pelo governo do estado. As intervenções proporcionaram a ampliação dos serviços e atendimentos, além de instalações totalmente modernizadas e climatizadas. Hoje, o hospital conta com um novo centro de imagens; aparelhos de alta tecnologia; banco de leite reformado; enfermaria pediátrica com 48 leitos; clínica cirúrgica com 43 leitos de ortopedia e 41 leitos de enfermaria; clínica médica com 44 leitos; novo centro cirúrgico; novo centro de traumatologia, com 32 leitos; Serviço de Pronto Atendimento (SPA) e ambulatório. A maternidade, referência em partos de alto risco, funciona hoje com 41 leitos.

Os Centros de Terapia Intensiva neonatal, pediátrica e de adulto, também foram ampliados. A UTI Neonatal passou de 15 para 23 leitos. Os leitos de terapia intensiva, adulto e pediátrico, passaram de 32 para os atuais 53 leitos. A previsão é fechar o ano de 2024 com uma oferta total de 63 leitos.

Outra conquista importante, anunciada pela direção do Adão Pereira Nunes, é a publicação da Portaria GM MS nº 5.562, de 22 de outubro de 2024, que trata da habilitação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva – UTI Pediátrica, pelo Ministério da Saúde. O processo de habilitação trouxe não somente o reconhecimento do trabalho do HMAPN, como também o aumento do recurso financeiro do Ministério da Saúde para a Atenção Especializada, num montante anual de R$ 3.350.700,00 (três milhões, trezentos e cinquenta mil e setecentos reais).

O Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes está localizado na Rodovia Washington Luiz, km 109, no bairro Jardim Primavera.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!