
Foto: Ralff Santos
Duque de Caxias é o primeiro município da Baixada Fluminense a contar com um Centro Municipal de Vacinas. A unidade foi inaugurada ontem, e funcionará tanto como central de distribuição das vacinas que fazem parte do calendário de imunização, como também de vacinas especiais: Hepatite B, Febre Amarela, antirrábica e difteria.
Durante a solenidade de inauguração, o prefeito de Caxias, Alexandre Cardoso, afirmou que a prefeitura tem investido maciçamente na área da saúde. “Caxias é pioneira na Baixada Fluminense ao implantar um centro municipal de vacinas, onde a população encontrará vacinas que não estão disponíveis nas unidades de saúde, como a da febre amarela ou da hepatite B. A prefeitura de Caxias, é importante ressaltar, tem investido maciçamente na área da saúde. Seja com a ampliação do Programa Saúde da Família (PSF), ou criando esta central. O nosso objetivo é transformar a área que engloba o Centro Municipal de Saúde, a UPA Infantil Walter Garcia e o Hospital Infantil Ismélia Silveira, no quarteirão da saúde”, explicou o prefeito, que estava acompanhado da primeira-dama e secretária de Ações Institucionais e Comunicação, Tatyane Lima, e do vice-prefeito Laury Villar.
Segundo o secretário de Saúde do município, Camillo Junqueira, Caxias reforça sua vocação de referência na Baixada Fluminense na área da saúde. “O Centro Municipal de Vacinas além de funcionar como uma central de distribuição das demais vacinas que são aplicadas nos postos, permitirá, por exemplo, que a pessoa que pretende viajar e necessita da vacina contra a Febre Amarela, seja imunizada”, revela.
A coordenadora de Imunização de Caxias, Maria das Graças Lana Jorge, explica que a unidade é de grande importância para a cidade. “Com esta central ficará mais fácil a distribuição das vacinas para as unidades de saúde de Caxias. Este era um desejo antigo do setor, que agora é realidade. A nossa meta é gradativamente ampliarmos o número de vacinas especiais, que são muito caras e não estão disponíveis nas campanhas de imunização”, disse.
Visita ao Hospital Infantil
Em seguida a solenidade de inauguração do Centro Municipal de Vacinas, o prefeito Alexandre Cardoso, vistoriou as obras do hospital Infantil Ismélia Silveira, acompanhado do secretário de Saúde, Camilio Junqueira.
Durante a visita a dona de casa Aldinéia Ramos da Silva, que está com o filho internado, elogiou o atendimento no hospital e a melhoria na Saúde do município. “Só tenho elogios para o atendimento que meu filho tem recebido aqui no hospital. Os médicos são cuidadosos, e ele está se recuperando muito bem. É a primeira vez que um prefeito melhora a qualidade da saúde. No passado, não vi a prefeitura investindo nos postos de saúde“, comentou.