
Foto: André Felipe
Os caxienses da melhor idade ganharam um novo espaço para a convivência sem abrirem mão da dignidade e do respeito com a inauguração da Casa do Idoso Padre Guilherme, no bairro Parada Angélica. A moderna área com capacidade para 50 pessoas é o primeiro abrigo municipal de idosos em Duque de Caxias. Ela foi inaugurada na quinta-feira à noite (22) e começou a funcionar ontem, quando chegaram ao local os primeiros 43 moradores do abrigo. O espaço conta com refeitório e cozinha, salão de jogos e convivência com sofás, cadeiras e televisão, consultórios, quartos e camas novas, além de banheiros adaptados.
A casa é uma realização da Prefeitura de Duque de Caxias, através da através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. A inauguração contou com a presença do prefeito Alexandre Cardoso e da secretária municipal de Assistência Social, Letícia D´Avila, que juntos percorreram todas as dependências da instituição ao lado dos funcionários que atuaram na unidade. Para ter direito de ingressar no abrigo todos os idosos são analisados pelo Ministério Público e sua equipe técnica.
“Este espaço ficou ótimo. A esperança é mais forte que a realidade neste momento difícil que passa o país. O trabalho feito nestes quatro anos no município pela Secretaria de Assistência Social foi fantástico, encabeçado pelas secretárias Cláudia Peixoto e agora pela Letícia D´Avila. O abrigo com este espaço é uma obra de solidariedade que para os idosos é um caminho”, disse o prefeito Alexandre Cardoso.
O novo abrigo valoriza o idoso e sua história de vida e identifica oportunidades para que vivenciem a terceira idade de forma saudável e feliz. Tudo com um bom acolhimento, atenção e amizade, e os cuidados necessários que garantem o respeito através do acompanhamento de profissionais capacitados. Por isso, a Casa do Idoso Padre Guilherme conta com toda a estrutura necessária para que os idosos, que em sua maioria são vitimas de maus tratos ou abandonos, vivam em um ambiente feliz e harmonioso.
Além dos profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, os idosos contarão com todo o atendimento médico necessário as suas idades com fisioterapeutas, nutricionistas, enfermeiros, entre outras especialidades. Para diversão, uma sala interativa com televisores, sinuca, mesa para jogos e uma área para as festividades. Há ainda uma lavanderia, área verde e capela.
“Tenho que agradecer o empenho de todos os servidores que atuaram na secretaria nestes últimos quatros anos. Lutamos muito para que o abrigo ficasse pronto, que é um benefício imensurável para os idosos. Esperamos que o próximo governo municipal que assume em janeiro faça bom uso também”, destacou a secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Letícia D´Avila.