
Foto: Rafael Barreto
O Dia Nacional de Combate ao Fumo foi lembrado ontem pela secretaria municipal de Saúde de Duque de Caxias com ação na sede da Prefeitura, em Jardim Primavera. Durante o período da manhã muitos servidores e prestadores que desejam parar de fumar conversaram com a assistente social Marli Pereira Barroso, coordenadora do Programa Municipal de Tabagismo, onde foram orientados como devem fazer para participar do programa de combate ao tabagismo. Durante a ação os funcionários também puderam verificar a pressão arterial.
O Programa de Tabagismo da SMS funciona da rede municipal de saúde há vários anos, atendendo interessados em parar de fumar no Centro Municipal de Saúde, nas seis Unidades Pré-Hospitalares, no CASP AD, na Unidade Básica de Saúde José de Freitas, da Vila Operária e com profissionais de saúde e 20 equipes do Programa de Saúde da Família. Nas unidades o atendimento é feito duas vezes por semana.
Uma das servidoras interessadas em abandonar o tabagismo, Sonia Maria Silva ouviu com atenção às informações passadas pela assistente social sobre os riscos e o tratamento. Com 59 anos e fumando desde os 18, ela se comprometeu a procurar o Programa de Tabagismo o mais breve possível. “O fumo prejudica a saúde das pessoas e, depois de hoje, farei de tudo para abandonar esse vício”, disse a servidora que fuma mais de dez cigarros por dia.
Malefícios
O cigarro é um dos maiores causadores de câncer de pulmão, entre outros males. Suas propriedades também fazem com que a pessoa se sinta mais cansada e menos disposta, fazendo então com que diminua a atividade física.
O cigarro contém substâncias cancerígenas. Metade dos seis tipos de câncer que mais matam no Brasil tem o cigarro como fator de risco. O fumo é responsável por 90% dos casos de câncer de pulmão, causador de 12 mil mortes por ano no país. O fumo também provoca enfisema e a bronquite, doenças pulmonares crônicas, e pode provocar tumores malignos em vários outros órgãos como: laringe, pâncreas, rins, bexiga e a boca. Das mortes causadas pelo fumo 25% são decorrentes de doenças coronarianas.
O cigarro causa também lesões nos vasos sanguíneos e provoca acidentes vasculares cerebrais, mais conhecidos como “derrames”, e aumenta a concentração de colesterol “mau”, diminuindo a concentração de colesterol “bom” no sangue. Os males atingem também o fumante passivo, aquele que não fuma, porém respira a fumaça do cigarro de outras pessoas.