
Foto: Ralff Santos
Em Duque de Caxias, a secretaria de Saúde realizou no último mês uma de suas maiores ofensivas no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Bairros dos quatro distritos do município receberam o trabalho de quase 200 agentes de saúde e 2.557 imóveis foram visitados. Neste mês, agentes da Coordenação de Vigilância Ambiental, Vetores e Zoonoses percorreram cerca de 90 km para tratar 6.774 depósitos de água parada e eliminar outros 4.632.
“Durante as visitas foi constatado que os moradores do município estão se preocupando mais no combate a dengue”, informou o coordenador Alessandro de Deus Mello. “A população, de um modo geral, está mais consciente do problema e do que tem de ser feito. A resistência à entrada dos agentes nas casas ainda existe em alguns bairros, como 25 de Agosto, mas já reduziu muito. Muitas empresas do município solicitaram nosso trabalho”, destacou Alessandro de Deus. Os pedidos podem ser feitos pelo telefone 0800-2827788.
Nos bairros onde não há um abastecimento regular de água por parte da Cedae, os moradores são obrigados a fazer estocagem em baldes e latões. Este acúmulo é um convite para o mosquito encontrar um local propício para se reproduzir. Para diminuir o problema, durante as ações foram instaladas 200 capas de caixa d’água.
A secretaria municipal de Saúde alerta que a existência de imóveis fechados faz com que uma vizinhança inteira esteja ameaçada pela doença. Isso porque muitas vezes a casa a qual os agentes não têm acesso é justamente a que possui água limpa e parada.