Centro de Monitoramento previne desastres em Belford Roxo

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
O agente Siqueira Campos mostra o Centro de Monitoramento e Gerenciamento de Risco
Rafael Barreto/PMBR/Divulgação

A Secretaria de Defesa Civil e Ordem Urbana de Belford Roxo possui o Centro de Monitoramento e Gerenciamento de Risco (CMGR), que funciona 24 horas por dia. Os equipamentos são conectados à internet e à uma estação termoelétrica e o local envia uma série de dados que são analisados em tempo real pelos agentes de monitoramento, capacitados para dar qualquer informação referente e à situação atmosférica. E caso seja necessário, os agentes acionam diversos órgãos do município, que compõe o sistema municipal de redução de desastres, através do PLANCON. A Defesa Civil é a única da Baixada a ter este centro de monitoramento.
Segundo o secretário de Defesa Civil e Ordem Urbana, Robenilson Vasques Fernandes, dados como índice de chuva em tempo real e acumulada, direção e velocidade do vento, temperatura, sensação térmica, pressão atmosférica, evaporação, umidade relativa do ar e até índices de raios ultravioletas, podem ser conferidos pela população. Tudo sob o comando do agente Siqueira Campos.  “É bom lembrar que as informações que chegam ao órgão são compartilhadas com a população na internet, através da página no Facebook www.facebook.com/defesacivilpmbr e ainda por mensagem no celular, via SMS. Para isso, é necessário ligar para 199, ou 2761-0456 e cadastrar o número do telefone, informando nome e CEP da rua onde mora”, informou o secretário.

 

Salvando vidas

Preocupada com a segurança da população, recentemente a Secretaria de Defesa Civil e Ordem Urbana, esteve no Morro do Badia, no bairro Parque Suécia, para interditar cinco casas que corriam o risco de desabamento a qualquer momento, pois tiveram seu terreno encharcado e cedeu. Os moradores foram cadastrados e encaminhados a um abrigo provisório. Em sua atuação, a Defesa Civil realiza também cursos de nivelamento para atuar em desastres ambientais. A participação de secretarias, como a do Meio Ambiente, é importante, para formar assim, a engrenagem do sistema de redução de desastres. Durante o curso é mostrado como funciona o centro de monitoramento, fundamental para alertar às comunidades, sobre qualquer eventualidade, como a possibilidade de um temporal, por exemplo.
Para aperfeiçoar sobre os alertas de desastres naturais, a Defesa Civil realiza a manutenção dos pluviômetros da cidade. Os mesmos foram instalados em locais próximos a áreas de risco, em parceria com entidades que abrigaram este equipamento. Desta forma é possível o órgão se precaver e se antecipar aos fatos, tentando minimizar os impactos ocasionados pelas chuvas. Os pluviômetros foram instalados em nove bairros do município.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!