
Fotos: Francisco Filho
Foi reinaugurada ontem, na Chatuba, em Mesquita, a Unidade Básica de Saúde da Família Walter Borges. O espaço foi totalmente reformado, teve instalações ampliadas e vai atender cerca de 3.500 famílias cadastradas. O prefeito Gelsinho Guerreiro percorreu as novas instalações ao lado do secretário de Saúde, Ricardo Xavier, e lembrou que o objetivo do governo é dar melhores condições de atendimento à população não só na saúde como em outras áreas do governo.
“Nossa prioridade é a qualidade. Estamos reformando os postos aos poucos e oferecendo locais climatizados, com prontuários eletrônicos, sala de espera humanizada, mais consultórios e mais médicos. Esperamos que a população faça sua parte, preservando”, ressaltou o prefeito.
Ele disse que a partir da próxima semana o secretário de Saúde vai despachar de dentro da unidade para se inteirar melhor das prioridades no local. O posto da Chatuba conta agora com quatro consultórios médicos, um de odontologia, sala de vacinação, de curativos e sala de teleconferências. Entre os serviços disponíveis estão pré-natal, teste do pezinho, saúde bucal e rastreamento de câncer de colo uterino. A equipe é composta por três médicos, três enfermeiros, três técnicos, 19 agentes comunitários, dois dentistas e dois auxiliares de consultório dentário.
Segundo a enfermeira chefe da equipe I, Marlene Regis, a unidade agora terá melhores condições de atendimento. Já o secretário Ricardo Xavier destacou o avanço que a unidade significa em termos de saúde preventiva. “É um grande passo no atendimento e na prevenção, num dos bairros mais populosos da nossa cidade e que precisa muito de polos de saúde como o que entregamos hoje”, disse.