A Operação de Choque de Ordem da Prefeitura de São João de Meriti atuou na noite de quarta-feira (22) com o objetivo de coibir o uso de produtos cortantes em linhas de pipas. Concretizada pela Guarda Civil Municipal, em parceria com a Guarda Ambiental e a Polícia Militar, foram apreendidos 22 pipas, 20 carretéis de linha com produto cortante e 17 varas de bambus, que estavam sendo usadas por menores, na Praça José de Amorim (antiga Praça dos Três Poderes), oferecendo riscos aos transeuntes e moradores da cidade.
“A praça em frente à prefeitura é um local de grande movimento de pessoas. Soltar pipa com cerol e linha chilena oferece riscos à população que frequenta a área destinada ao lazer. Além de poder ferir as crianças, pais e idosos que passeiam pela praça, o material causaria dano até mesmo aos motoqueiros e ciclistas que circulam na região. Acidentes com linhas cortantes podem ser fatais”, alerta o comandante da Guarda Municipal Civil, Worton Câmara França Junior.
Altamente cortante, o cerol é feito com vidro moído misturado com cola e aplicado na linha da pipa. Processos mais modernos vêm sendo utilizados na disputa entre pipas para cortar o fio do adversário. Novos produtos importados, como a linha chilena, possuem a adição de óxido de alumínio, silício e quartzo moído, combinação que deixa a linha muito mais cortante.
Ainda segundo o comandante Worton, dois menores foram encaminhados para o 64° Batalhão por desacato à autoridade: “Eles se recusaram a entregar o material para os guardas e receberam de forma hostil a operação realizada pela prefeitura, causando baderna na praça”.