No Bairro da Luz, em Nova Iguaçu, a principal avenida do bairro ficou alagada
Uma forte chuva na madrugada de ontem deixou municípios do estado do Rio de Janeiro em alerta. Pontos de alagamento foram registrados em diversas regiões. Na Baixada Fluminense, as equipes da Defesa Civil seguem atentas, mesmo não registrando nenhum incidente, exceto Itaguaí, que está em estágio de atenção. A previsão para hoje é de chuva moderada. As temperaturas devem variar entre 29º e 24º.
O período de chuvas se aproxima e com o intuito de prevenir e conter desastres naturais, os municípios já estão colocando em prática os Planos de Contingência. Para a Defesa Civil, a partir do registro de 40 milímetros de chuva por hora (mm/h), os órgãos devem ficar alerta. Na Baixada Fluminense, Itaguaí registrou o maior volume de chuva, aproximadamente de 20 mm/h. “Apesar das fortes chuvas ocorridas no município, não foi atingido o índice de 40mm/h, que exigiria que alguma medida fosse adotada pelas equipes municipais”, informou em nota a Defesa Civil da cidade. Ainda segundo o órgão municipal, a cidade segue em estágio de atenção com o intuito de evitar algo inesperado.
Na cidade de Paracambi, a Defesa Civil registrou alagamentos em algumas ruas e praças. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, os bairros de Lages e Guarajuba foram os mais afetados pela chuva.
Em Queimados, uma das medidas que irão auxiliar a execução do plano de contingência é o Centro de Gerenciamento de Crise e os pluviômetros automáticos e semiautomáticos. Os equipamentos têm a função de aumentar a cobertura do monitoramento das precipitações pluviométricas dentro do município e são distribuídos nas comunidades, preferencialmente em imóveis de lideranças comunitárias e funcionários da Defesa Civil para melhor aproveitamento e utilização. Segundo a prefeitura da cidade, ao todo são 15 pluviômetros semiautomáticos; três automáticos já instalados e outros três que estão sendo adquiridos por meio do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Nacionais (CEMADEN) ficarão em escolas municipais do bairro Tricampeão.
Bolsões d’água puderam ser vistos na Avenida Presidente Costa e Silva ontem pela manhã em Mesquita, mas a defesa civil segue atenta às mudanças climáticas. Em Nova Iguaçu, também houve pontos de alagamentos em algumas ruas e segundo secretário municipal de Defesa Civil e Ordem Pública, Luiz Antunes, o serviço de meteorologia está sendo monitorado. “ Até o momento, não há previsão de temporais para o município. Toda Brigada da Defesa Civil está de prontidão”, informou.Cidades como Japeri, Belford Roxo e Duque de Caxias não registraram ocorrências de enchentes, apenas formação de bolsões d’água nas ultimas 24 horas e seguem em estágio de vigilância.
Por: Gabriele Souza (gabriele.souza@jornalhoje.inf.br)