
Após uma semana de tempo bom, a Baixada Fluminense voltou a sofrer com um temporal. Na quinta-feira, as fortes chuvas que atingiram a Baixada Fluminense foram suficientes para o transbordamento de rios como o Pavuna, em São João de Meriti, Capivari e Saracuruna, em Duque de Caxias, Inhomirim, em Magé, e Iguaçu, em Nova Iguaçu, causando graves conseqüências à região.
Nilópolis registrou diversos pontos de alagamento. Segundo a prefeitura, em meia hora choveu cerca de 24,8 milímetros, aproximadamente 25 litros por metro quadrado na cidade, muito acima do esperado para a época do ano. O plenário da Câmara dos Vereadores foi inundado, e foi preciso utilizar bombas de sucção para retirar a água.
O muro de um estacionamento localizado ao lado da Câmara nilipolitana desabou sobre alguns carros. Pelas redes sociais, a prefeitura informou que a retirada dos escombros e a remoção dos veículos seria feita de imediato. Apesar do susto, ninguém ficou ferido. Na manhã de sexta-feira (29), a Secretaria de Obras iniciou intervenções nas ruas mais afetadas do município, iniciando a ação pelo bairro Cabuís.

Foto: Ralff Santos
Em Belford Roxo, três pessoas de uma mesma família ficaram feridas no desabamento, Keila Santos de Souza, de 35 anos, um menino de 10 e uma menina de 4. O desabamento ocorreu no bairro Santa Emília, e as vítimas foram encaminhadas para o Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, em Saracuruna, Duque de Caxias. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, a direção do hospital informou que Keila foi avaliada, medicada e recebeu alta. As duas crianças seguem internadas com o quadro estável.
Em Mesquita, a forte chuva deixou desabrigados. “Houve a queda da parede de uma casa na Rua Saturno, no Centro, queda de árvore na Praça Darcy Ribeiro, de outdoor na Vila Olímpica e de um telhado na Av. Marechal Castelo Branco, todos em Edson Passos. Dez pessoas ficaram desabrigadas e foram para casas de parentes”, informou a prefeitura. Segundo a Defesa Civil municipal, Mesquita está em estado de alerta.

A cidade de Duque de Caxias registrou vários pontos de alagamento. O segundo e o terceiro distrito foram os mais afetados. Segundo a Defesa Civil, não houve desabrigados, desalojados ou feridos. Foram registradas dez ocorrências no município, com duas interdições parciais de imóveis. Foram abertos dois pontos de apoio para atender à população, um na igreja de Santo Antônio, em Xerém, e outro no Jardim Anhangá. A cidade se encontra em estágio de Atenção
Na tarde de ontem, a secretária de Obras desobstruiu e realizou a limpeza de galerias do Canal Jacques Demolay, que liga os bairros Jardim Primavera e Figueira. De acordo com a prefeitura, dois dos quatro tubos que deveriam servir de escoamento para as águas da chuva estavam entupidos. “Eles estavam obstruídos no trecho que passa pela Rodovia Washington Luiz e o Posto BR (ex-Forza), no bairro Figueira, provocando alagamentos no Jardim Primavera, e dificultando o fluxo das águas com destino final no Rio Calombé”, informou a prefeitura de Caxias.
Por: Gabriele Souza (gabriele.souza@jornalhoje.inf.br)