
Fotos: Ivan Teixeira
As chuvas de dezembro já causaram diversos alagamentos em Belford Roxo, em 2015. Mas há décadas, moradores da Avenida do Canal, no bairro Heliópolis, em Belford Roxo, assistem as fortes chuvas alagarem a avenida e invadir suas casas. Segundo eles, o canal que corta o bairro nunca foi dragado ou recebeu ações para prevenção de enchentes. Ainda de acordo com a população, em chuvas fortes a água chega a subir um metro e meio acima do nível do canal.
Morador da Avenida do Canal desde a infância, Marcelo Sebastião da Silva, de 44 anos, relatou que nunca viu uma ação da prefeitura no local. “Aqui tem muita sujeira, e a maioria delas, são os próprios moradores que fazem. Além de jogarem lixo, eles jogam sofá, cama, um monte de coisa”, contou. Para Marcelo, falta ação de conscientização no local. “A prefeitura poderia fazer um trabalho bacana aqui nesse espaço com os próprios moradores”, sugeriu.

Fotos: Ivan Teixeira
A chuva do último fim de semana fez alguns estragos na rua. “Aqui sempre enche, com a chuva de domingo (27), o rio transbordou e deixou lixo espalhado pela rua”, contou uma moradora que pediu para não ser identificada. Ainda segundo ela, por conta das enchentes, teve que tomar providências por conta própria. “Meu marido teve que ‘subir’ a casa para a enchente não nos atingir”, disse. Na casa da moradora, foi construída também uma barreira para impedir que água entre quando o rio transbordar.
A prefeitura de Belford Roxo informou, através de sua assessoria, que em breve irá enviar uma equipe da Secretaria de Obras para cuidar da parte de pavimentação do local, como asfalto e iluminação pública. Segundo a nota, a parte de dragagem é de responsabilidade do INEA (Instituto Estadual do Ambiente) e o pedido já foi solicitado para o órgão. Procurado pela redação, o INEA não se manifestou até o fechamento dessa edição.
Por: Gabriele Souza (gabriele.souza@jornalhoje.inf.br)