
Fotos: Ivan Teixeira
Moradores de Nilópolis afirmam que estão há uma semana sem coleta de lixo. Segundo eles, é um problema contínuo e que afeta toda a cidade. Outro incomodo é a falta de pavimentação em várias ruas, as quais os buracos já fazem parte do visual da cidade. Apesar das insistentes reclamações, a prefeitura permanece omissa.Uma das principais preocupações do nilopolitano está relacionada a possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zina e Chikungunya.
Na Rua Vicente Celestino, no Centro de Nilópolis, os moradores relataram que uma cratera próxima ao número 120 está aberta há quase um mês. “Esse buraco é fundo. O asfalto cede e qualquer dia desses vai causar um acidente grave”, relatou um morador que pediu para não ser identificado. O asfalto está oco, e por ter um fluxo intenso de carros, aumenta o diâmetro do buraco a cada dia. “Gostaríamos de saber onde está o dinheiro do nosso IPTU, porque na pavimentação dessa rua que não é”, complementou o morador.

Fotos: Ivan Teixeira
Em um dos principais cruzamentos do Centro de Olinda, uma obra abandonada na Avenida Getúlio Vargas com a Rua Joaquim Máximo, está causando dor de cabeça em pedestres e motoristas. “A prefeitura veio, abriu o buraco e abandonou. Esse buraco está bem na esquina e atrapalha a nossa visão”, contou o motorista Alexandre Ribeiro.
Na Rua João Pessoa, a coleta de lixo está atrasada há mais de sete dias. Segundo a estudante Jéssica Rocha, não é a primeira vez que isso acontece. “Em fevereiro desse ano a coleta de lixo ficou irregular por três meses. Agora estamos há dias esperando o caminhão de lixo passar”, contou. Para a moradora, o lixo pode virar foco do Aedes aegypti. “Estamos no meio de um surto da Dengue e Zika. Esse lixo amontoado armazenando água da chuva vai virar local de reprodução desse mosquito”, salientou Jéssica.
Ainda no Centro de Nilópolis, na Rua Mário Valadares, apesar do pedido dos moradores, a prefeitura não recolhe o entulho despejado no local. “Podaram as árvores, mas não recolheram os galhos. Com isso, outras passaram a jogar lixo nesse local”, relatou uma moradora. “A culpa não é toda da prefeitura, muitos moradores sem educação contribuem para a sujeira da nossa cidade”, complementou ela.
Procurada pela redação do Jornal de Hoje, a Prefeitura de Nilópolis não se manifestou até o fechamento dessa edição.