
Foto: Ralff Santos
As cidades da Baixada estão aumentando a mobilização na luta contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika vírus e Chikungunya. Japeri, Duque de Caxias e Queimados intensificaram as visitas domiciliares em alguns bairros em busca da eliminação de focos do inseto. A Prefeitura de Nova Iguaçu lança hoje a campanha do Dia Z, de combate a Zika, e apresenta o plano emergencial de proteção às mulheres grávidas do município.
Com a chegada do mês de dezembro e maior ocorrência de chuvas, a Prefeitura de Japeri reforçou algumas medidas preventivas para combater o mosquito. Ações de vigilância na cidade já vêm sendo colocadas em prática. Segundo a secretaria municipal de Saúde (SEMUS) está sendo fortalecido o treinamento das equipes de atendimento, monitoramento dos casos suspeitos ou confirmados e a aplicação de inseticida pelos bairros.
Na Policlínica Itália Franco, no bairro Santa Ines, é realizada uma triagem no atendimento aos pacientes e os casos suspeitos (chikungunya, dengue e zika) têm prioridade. Além disso, segundo a prefeitura, vem ocorrendo o cerco da transmissão dos vírus em diversas localidades, como São Cosme e São Damião, São Jorge, Lagoa do Sapo e Nova Belém, através da eliminação de focos e aplicação de inseticidas com os equipamentos apropriados. “Ações como o monitoramento e aplicação de inseticida residual, semanalmente, em pontos estratégicos (ferro velho, borracharias etc.), e treinamentos dos agentes comunitários e das equipes de enfermagem da Estratégia de Saúde da Família já vem acontecendo”, informou a assessoria.
Já em Duque de Caxias, a secretaria municipal de Saúde explicou que ações serão realizadas pela a Coordenadoria de Vigilância Ambiental, Controle de Vetores e Zoonoses no 1º Distrito da cidade. “As ações estão sendo realizadas em parceria com a Estratégia da Saúde da Família e foram iniciadas pelo bairro Beira Mar”, ressaltou a secretaria. Os agentes também colocaram dezenas de capas de caixa d’água e distribuíram material informativo sobre as doenças e prevenção. Junto à sede do Programa de Saúde da Família (PSF), onde foi montada a base de operações, um laboratório de entomologia. “Nosso trabalho é realizado durante todo o ano respeitando os intervalos técnicos e intensificado onde os índices apresentam alguma elevação. O município registrou este ano 250 casos de dengue e 87 de Zika vírus”, disse o coordenador de Vigilância Ambiental, Alessandro de Deus Mello.

Foto: divulgação PMJ
Hoje será realizado no bairro Olavo Bilac mais uma ação de combate ao mosquito. Outras estão programadas para os dia 16, no bairro Centenário; 17 no condomínio conhecido como Carandiru, bairro Beira Mar e 18 na comunidade Dois Irmãos, no bairro Parque Duque.Para receber a visita de agentes de endemias, colocação de capas de caixa d’água e denúncias, a secretaria municipal de Saúde disponibiliza o telefone 0800-287788, de segunda a sexta-feira das 9h às 17h.
Em Queimados foram registrados até ontem 90 casos suspeitos de Zika, sendo duas gestantes, ainda sem confirmação do diagnóstico. A prefeitura da cidade iniciou hoje uma operação força-tarefa visando o combate ao mosquito. Durante entrevista coletiva realizada no Teatro Municipal Marlice Margarida Ferreira da Cunha, o prefeito Max Lemos anunciou uma série de medidas para intensificar as ações preventivas já realizadas nos 32 bairros do município. Entre as ações da campanha “Queimados contra o mosquito” estão as vistorias técnicas às residências, onde se encontram cerca de 90% dos focos do mosquito, de pelo menos 162 agentes de endemia, o uso de carros fumacês, passeatas de conscientização e reforço dos serviços de retirada de entulhos e coleta de lixo pelos próximos 15 dias em nove bairros da cidade.
De acordo com a prefeitura, foram montados ainda dois pontos de atendimentos às grávidas com suspeita de Zika: um no prédio que funciona o setor de Vigilância em Saúde (Avenida Irmãos Guinle, n° 673 – Centro) e no Centro de Tratamento de Hipertensão e Diabetes (Rua Onze, s/n° – Vila Pacaembu). “O atendimento pré-natal continua funcionando normalmente nas unidades básicas de saúde como as Estratégias de Saúde da Família (ESFs), Clínicas da Família e Postos de Saúde”, informou a prefeitura de Queimados.
Novas estratégias em Nova Iguaçu
Em Nova Iguaçu, a prefeitura decidiu montar um plano emergencial de proteção às mulheres grávidas do município. O plano será apresentado pelo secretário municipal de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Júnior, durante uma coletiva que lança hoje o Dia Z. A iniciativa é uma campanha de fortalecimento das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, que contará com a distribuição de panfletos com informações e orientações de como evitar a doença. Também será aumentado o número de agentes de saúde e de endemias nas visitas em possíveis locais de focos do mosquito.
Por: Gabriele de Souza (Gabriele.souza@jornalhoje.inf.br)