
Foto: Everton Barsan
O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Estatísticas revelam que os fumantes comparados aos não fumantes apresentam um risco 10 vezes maior de adoecer de câncer de pulmão; 5 vezes maior de sofrer infarto; 5 vezes maior de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar e 2 vezes maior de sofrer derrame cerebral. No Brasil, por exemplo, o câncer de pulmão é o tipo de tumor mais letal e também uma das principais causas de morte evitável no país. Nas cidades de Nova Iguaçu, Itaguaí, Belford Roxo e Mesquita estão sendo desenvolvidos programas contra o tabagismo.
Nova Iguaçu contra o fumo
Em Nova Iguaçu, Ideron de Oliveira Carneiro, 81 anos, foi fumante durante 70 anos. Há três meses o aposentado está livre do cigarro depois que passou a frequentar as sessões do Programa de Controle do Tabagismo e Prevenção Primária do Câncer, um grupo de apoio promovido pela Secretaria de Saúde de Nova Iguaçu junto com a filha Edith Vieira, que fumava há dez anos. Os dois participam quinzenalmente dos encontros que acontecem no bairro Vila Operária.
No município, existem quatro pólos do programa: Centro de Valorização da Mulher, na Rua Nossa Senhora de Fátima nº70- Califórnia; Policlínica Dom Walmor, na Rua Dom Valmor, 234- Centro; Clínica da Família Vila Operária, na Rua Nair Dias, 880 – Vila Operária e no PSF Palhada: Rua Júlia Martins, 295 – Palhada. Reunidos, os locais atendem anualmente cerca de 700 pacientes, sendo que 80% conseguem abandonar o cigarro.
De acordo com a psicóloga Kátia Bueno, coordenadora do Programa, ao iniciar o tratamento o paciente participa de seis reuniões semanais, depois, a cada 15 dias há um encontro, e em seguida, as sessões passam a ser mensais durante o período de um ano. Segundo a profissional da Saúde Kátia, os adesivos de nicotina fazem parte do tratamento, mas a terapia em grupo é fundamental para o sucesso do programa. “Quando alguém entra no grupo fazemos questão de explicar todo o processo, não queremos apenas distribuir a medicação, mas oferecer as condições necessárias para que o cigarro deixe de fazer parte do cotidiano das pessoas de forma definitiva”, explicou.
Parar de fumar em Itaguaí
Em Itaguaí, o Programa Municipal de Controle do Tabagismo está implantado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Vila Califórnia, Mangueira, Engenho e na Unidade de Estratégia de Saúde da Família, Odnit Maia. O atendimento é oferecido de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Largar o vício em Belford Roxo
Quem quiser se inscrever no Programa em Belford Roxo pode obter informações pelo telefone 2758-3497 ou procurar diretamente as seguintes unidades de saúde: Policlínicas Parque Amorim, Parque São José, Nova Aurora, Heliópolis, Neuza Brizolla e Santa Maria, ou os Postos de Saúde da Família de Parque Amorim, São José, Itaipu, Parque Esperança e Jardim do Ipê . Os encontros acontecem uma vez por semana.
Mesquita sem tabaco
A Prefeitura de Mesquita possui o Programa de Controle do Tabagismo nas unidades de atendimento médico do município. Mais informações podem ser adquiridas no setor de Promoção e Saúde, pelo telefone 2765-3636.