
Foto: Rafael Barreto
O Complexo da Mangueirinha, no bairro Centenário, em Duque de Caxias que ganhou uma UPP no ano passado, será pela primeira vez incluída no Circuito Mountain Bike de Favelas recebendo a etapa no dia 27 de setembro. O trajeto do circuito, na modalidade Cross Country Olímpico (XCO), passará pelas ruas e vielas das localidades da Mangueirinha, Pedra do Sapo e Santuário. As provas já aconteceram no Pavão-Pavãozinho, Turano, Complexo do Alemão, Borel, Chácara do Céu, Andaraí, Mangueira e Providência. A premiação total da competição será de R$ 15 mil. A realização do evento é da Pedal 2 e da DB Projetos, com o patrocínio da Lei de Incentivo ao Esporte, Governo do Estado do Rio de Janeiro, e a Light, com a parceria da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
“Resolvemos levar o ciclismo de alto rendimento para bem perto dos moradores das comunidades em que foram instaladas as UPPs. Hoje o ciclismo em favelas é referência em inclusão social através do esporte e deu origem a diversos projetos paralelos nas comunidades cariocas. Além disso, nesse caso, transformamos a bicicleta em instrumento de quebra da velha barreira entre o asfalto e a favela”, disse o coordenador do evento, Tiago Gomes, de 32 anos, cria do bairro caxiense de Jardim Primavera, que ressalta ainda que a integração com a comunidade é total, inclusive no processo de produção, que contará com cerca de 80 pessoas da Mangueirinha que participarão do apoio ao evento de forma remunerada.
O mountain bike se divide em vários tipos de modalidade, entre elas, o cross country olímpico (XCO), o BMX e o down hill (DH), caracterizadas, sobretudo por circular na terra. O XCO é disputado em percurso fechado, com trilhas, estradas de terra, subidas e descidas íngremes. O BMX acontece em pistas montadas especificamente para isso, com muitas rampas e ondulações. Dentro da modalidade há inúmeras formas de disputa, o que torna a modalidade interessante. O DH é a mais radical de todas. Disputada apenas em descidas, os ciclistas podem atingir até 80 km/h e saltos de até 6 metros de altura. Os atletas largam do ponto mais alto até o mais baixo. Também acontecem inúmeras variações que tornam a modalidade ainda mais emocionante.
Para saber mais informações da competição, inclusive como se inscrever, basta acessar o site www.circuitomtbdefavelas.com.br. Além da categoria de competição, haverá ainda a Open para os amantes do ciclismo que quiserem participar da prova tem até o dia do evento para se inscreverem.