Classe Hospitalar do HGNI completa 10 anos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
A Classe Hospitalar do Hospital Geral de Nova Iguaçu (Hospital da Posse/ HGNI) acaba de completar 10 anos
A Classe Hospitalar do Hospital Geral de Nova Iguaçu (Hospital da Posse/ HGNI) acaba de completar 10 anos

A Classe Hospitalar do Hospital Geral de Nova Iguaçu (Hospital da Posse/ HGNI) acaba de completar 10 anos. A cada mês, cerca de 100 crianças internadas na pediatria da unidade recebem aulas de reforço e apoio pedagógico durante o período de internação para evitar a defasagem escolar no retorno à escola.  As aulas são dadas por professoras da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Na Baixada Fluminense somente duas unidades hospitalares possuem Classe Hospitalar. Além do HGNI, as aulas também são garantidas no Hospital Infantil Ismélia Silveira, em Duque de Caxias. Para marcar a data, diversas atividades foram realizadas na quinta-feira (27). Com oficinas de contadores de história, recreação e exposição dos trabalhos produzidos pelas crianças, nos últimos meses.
O Ministério da Educação elaborou um documento com as orientações para assegurar o acesso à educação nas classes hospitalares. “Esse é um trabalho de amor e dedicação. Além dos benefícios pedagógicos, o atendimento realizado por multiprofissionais ajuda na recuperação dos pacientes”, destaca o diretor geral do Hospital da Posse, Dr. Joé Sestello.
Durante as aulas, os profissionais utilizam técnicas de pintura, artesanato e artes plásticas, entres outras atividades. “As aulas são prazerosas e as atividades lúdicas estimulam as crianças a continuarem o aprendizado. Elas até esquecem que estão num ambiente hospitalar”, diz o secretário Municipal de Saúde, Dr. Emerson Trindade.
Thales dos Santos, de 12 anos, que está internado há treze dias para tratamento de osteomielite – (inflamação nos ossos) ficou mais tranquilo quando soube que no hospital poderia recuperar o conteúdo da escola. “Fiquei triste em saber que ficaria internado e que não poderia ir à escola por algum tempo, mas depois, fui me adaptando ao hospital. Poder estudar aqui me deixou muito satisfeito”.
Estagiários das universidades Estácio de Sá, Federal Rural e Unig também participam do projeto. As aulas acontecem todos os dias da semana, sempre das 9h às 15h e são ministradas por profissionais dessas universidades.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!