Combate à violência contra mulher ganha reforço em Nova Iguaçu

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
A capacitação foi realizada com 400 agentes de saúde
A capacitação foi realizada com 400 agentes de saúde

A luta a favor das mulheres ganhou reforço na Baixada Fluminense. Em Nova Iguaçu, quatrocentos agentes municipais de saúde foram capacitados para combater a violência contra as mulheres. O curso de Capacitação de Detecção de Violência Contra a Mulher foi ministrado ontem com a finalidade de capacitar e implantar políticas intersetoriais entre as secretarias de Assistência Social e a de Saúde, para encorajar a população a denunciar qualquer tipo de agressão contra a mulher.
A psicóloga Patrícia Xavier, responsável pela Coordenadoria de Defesa das Mulheres, argumenta que os agentes representam um fortalecimento na execução das políticas públicas voltadas para a realidade dos casos de violência. Este ano a Delegacia Especializada de Atendimento às Mulheres (DEAM) registrou 1.300 ocorrências de todos os tipos de violência contra mulheres nas cidades de Nova Iguaçu, Nilópolis, Queimados, Mesquita e Japeri. Os registros geraram investigações policiais. No ano passado, a DEAM registrou 3.900 casos de violência.
“O curso também proporcionou informações e orientações importantes, que auxiliarão quanto à detecção e diminuição de todo tipo de violência contra a mulher, sendo ela doméstica, física, moral ou psicológica”, disse a Coordenadora Patrícia Xavier. Segundo ela, mais um curso de capacitação será aplicado até o final do ano. “Em breve, vamos realizar um novo curso para capacitar cerca de 800 agentes da saúde. Queremos multiplicar nos bairros o incentivo à denúncia de qualquer tipo de violência contra a mulher”, declarou.
Ainda na tarde de ontem uma equipe técnica do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), incluindo psicólogos e assistentes sociais que trabalham com crianças e jovens vítimas da violência, distribuíram panfletos nas ruas do centro de Nova Iguaçu, orientando e incentivando a população sobre como denunciar o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Para auxiliar ainda mais a população, foram realizadas palestras sobre o tema para pais de alunos no Ciep 117 (Carlos Drummond de Andrade).

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!