Combate ao Aedes aegypti é reforçado em Nova Iguaçu

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
O 1° Encontro Municipal de Manejo Clínico das arboviroses aconteceu na quarta-feira, no auditório da Unig
Foto: Alziro Xavier

Intensificando as ações de enfrentamento contra o mosquito Aedes aegypti – transmissor do vírus da Dengue, Zika, Chicungunya e Febre amarela, a Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Secretaria de Saúde, realizou esta semana o primeiro curso de capacitação para o combate e manejo clínico das arboviroses voltado para profissionais de saúde da rede municipal. Em 2016, Nova Iguaçu teve 343 casos confirmados de dengue, Zika e Chicungunya. Este ano, 17 já foram confirmados, todos de dengue. A meta é reduzir estes índices em 2017.
Cerca de 250 pessoas, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, agentes de saúde e diretores das unidades de saúde do município participaram do ciclo de palestras que foi realizado na quarta-feira (15), no auditório da Unig, e contou com a participação de representantes da Fiocruz, Secretaria Estadual de Saúde, da Vigilância Epidemiológica e da Rede de Atenção Especializada de Nova Iguaçu.
Para o secretário municipal de Saúde, Hildoberto Carneiro, o reconhecimento do vírus feito pelos profissionais de saúde através dos sintomas e a notificação imediata da unidade que recebe o paciente é fundamental para o monitoramento e a criação de ações de enfrentamento para diminuir os casos. “Combater o mosquito é uma responsabilidade de todos, desde a sociedade, na prevenção, evitando possíveis criadouros em suas residências, quanto do poder público, colocando em prática ações e políticas públicas efetivas de combate e fiscalização. Nova Iguaçu iniciou uma guerra contra o mosquito e vamos vencer essa guerra”, afirma.
Também estiveram presentes ao evento, o secretário municipal de Meio Ambiente, Fernando Cid, o subsecretário de Saúde de Nova Iguaçu, Antônio Carlos Júnior, Manoel Barreto, subsecretário municipal de Atenção Básica, o diretor médico do Hospital Geral de Nova Iguaçu, Lino Sieiro, entre outros.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!