
Fotos: Ivan Teixeira
Já tem um bom tempo que moradores da Baixada Fluminense estão enfrentando problemas para receber encomendas feitas pela internet entregues pelos Correios. A empresa alega não realizar as entregas em áreas de risco, e os moradores são obrigados a irem até os Centros de Distribuição (CDD) retirarem suas compras. Por conta da falta de entrega, enormes filas são formadas na porta dos CDDs.
A Lei Estadual nº 7.190/2015, que está em vigor desde o ano passado, diz que caso haja alguma restrição na área de entrega, o consumidor deve ser avisado no momento da contratação do serviço, porém não é isso que vem acontecendo. Diversos moradores de municípios da Baixada não são informados e passam horas na fila do Centro de Distribuição dos Correios, em Nova Iguaçu, após serem surpreendidos com o aviso que a compra na internet foi entregue no CDD.
Segundo Bruno Oliveira, morador do bairro Jacutinga, em Mesquita, algumas vezes o aviso dos Correios não chega. “Além de não entregar na minha casa, tive que adivinhar onde minha compra estava. Se não estivesse acompanhando pelo código de rastreio na internet, estaria esperando até agora minha encomenda. porque não recebi o aviso informando onde deveria fazer a retirada”, contou o rapaz, que é universitário.
Morando em uma das principais avenidas do Centro de Nova Iguaçu, Daniele Mello, de 33 anos, também teve que ir até o CDD,no Centro do município. “Estão alegando que não tem ninguém em casa para receber a compra, sendo que fico o dia inteiro em casa com meus filhos”, contou Daniele. Já a dona de casa Dejanira Martins Nogueira, de 53 anos, enfrentou a fila pela décima vez, na manhã de ontem. “Estou operada e tenho que vir. Alegam que moro em área de risco”, contou Dejanira.

Fotos: Ivan Teixeira
De acordo com a Secretaria de Estado de Proteção de Defesa do Consumidor (Procon – RJ), a encomenda deve ser retirada na agência mais próxima a casa do cliente, e ser ressarcido. “Caso o consumidor tenha pago para receber o produto em casa e isso não tenha acontecido, ele tem direito a receber de volta uma parte do dinheiro pago pelo frete, já que o serviço contratado não foi completo”, informou o Procon.
Segundo os Correios, as áreas de risco são escolhidas através do setor de segurança da empresa. “As áreas de restrição de entrega porta a porta de encomendas são estabelecidas com base em levantamentos realizados pelo setor de segurança dos Correios. Essa medida é temporária e reavaliada periodicamente. O objetivo é proteger seus trabalhadores, os clientes e a carga postal”, informou em nota a assessoria dos Correios.
Ainda segundo os Correios, a entrega de correspondências (cartas, boletos bancários, faturas, telegramas, etc) nessas localidades continua sendo feita normalmente, pois esses objetos não têm valor comercial e não são alvos de assaltos.
O consumidor que tiver esse tipo de problema pode abrir uma reclamação no Procon Estadual, em um dos postos de atendimento, pelo site www.proconconline.rj.gov.br ou pelo aplicativo “Meu Procon RJ”.
Por: Gabriele Souza (Gabriele.souza@jornalhoje.inf.br)