Comunidades de Caxias simulam desocupação

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Integrantes da Rede SVAC recebem as instruções antes do início do simulado Foto: SMDCPS/divulgação
Integrantes da Rede SVAC recebem as instruções antes do início do simulado
Foto: SMDCPS/divulgação

A secretaria de Defesa Civil e Políticas de Segurança de Duque de Caxias realizou no domingo (4), em 17 comunidades do município, o 3º Exercício Simulado Geral de Desocupação em Comunidades Vulneráveis.  A ação mobilizou cerca de 500 agentes e integrantes da Rede de Voluntários.  As equipes atuaram nos quatro distritos onde foram montados pontos de apoio, em um total de 20.
O exercício simulado teve como objetivo preparar os moradores de áreas consideradas pela secretaria como vulneráveis para procurar os Pontos de Apoio (PA), em caso de chuva forte. Na atividade 4.903 pessoas chegaram aos PAs e 1.510 animais cadastrados.
Segundo o secretário de Defesa Civil e Políticas de Segurança, Marcello Silva Costa, o simulado é de grande importância. “O Exercício Simulado é fundamental para treinar as comunidades, mesmo com as sirenes desligadas e aguardando a manutenção por parte do Governo do Estado. O Sistema de Alerta e Alarme Comunitário para Chuvas e Inundações (A2C2I) tem por objetivo a proteção e preservação da vida através da preparação de comunidades vulneráveis para as emergências. Assim, essas comunidades são treinadas visando o desenvolvimento da resiliência em seus cidadãos, o que contribui diretamente para a Redução do Risco de Desastre na cidade”, conclui o secretário.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!