
São João de Meriti possui cerca de 35 mil alunos em sala de aula, distribuídos nas 65 escolas que compõe a rede pública do município. Prioridade da atual gestão do governo municipal, a educação teve uma evolução significativa ao longo dos últimos oito anos, alcançando o maior crescimento da Baixada Fluminense nas avaliações do Ideb.
Além de todo o investimento em estrutura e na qualificação dos profissionais da rede, um outro fator tem colaborado bastante para o sucesso do setor no município: a formação dos conselhos escolares.
O conselho escolar é uma organização composta por todos os seguimentos que compõe a comunidade escolar, como: alunos, professores, pais e responsáveis, funcionários, pedagogos e diretores. O conselho tem o objetivo de buscar melhorias e debater absolutamente todas as questões que envolvam o dia a dia acadêmico, desde o plano pedagógico, até a realização de eventos, definição do calendário, compra de materiais, merenda e prestação de contas da unidade. O conselho é ainda uma importante ferramenta de aproximação das famílias com a escola, pois cria uma relação entre a instituição e os pais, estimulando assim a participação dos mesmos na vida escolar dos seus filhos.
Todas as unidades escolares da rede municipal da cidade possuem o seu conselho desde o ano de 2009, quando começaram a ser implantados. Na Escola Municipal Presidente Kennedy, em Vilar dos Teles, o conselho se reúne uma vez por mês e todos têm voz ativa durante os encontros. “Os pais e alunos do conselho têm as portas abertas e acesso livre à sala da direção a hora que desejarem. Esse envolvimento direto dos responsáveis com a escola, acompanhando questões ligadas à administração e ao ensino, é fundamental para a melhoria da educação”, avalia a diretora da unidade, Marcia Coelho.
Aluno do 4º ano e também conselheiro escolar, o estudante Patrick Botelho, de 13 anos, conta os motivos que o levaram a participar das reuniões. “A escola é como se fosse uma segunda casa pra mim. Por isso quis fazer parte do conselho para ajudar a melhorar a minha escola e ser um representante dos meus colegas. Tudo o que a gente acha que pode mudar eu falo nas reuniões e os outros participantes avaliam se é possível”, explica o estudante.
Mãe da aluna Vitória Adolfo de Barros, do 2º ano, a professora e dona de casa, Verônica Adolfo de Souza, faz questão de participar de todos os encontros do conselho escolar. “Como cidadãos temos que procurar saber sempre tudo o que acontece no meio em que vivemos e frequentamos, principalmente na escola onde os nossos filhos estudam. Tento dar a minha colaboração nas reuniões, participar de todas as atividades e contribuir com a melhoria da escola. Esse espaço é fundamental para que isso aconteça”, conta.
A secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Eneila de Lucas, ressalta a importância do conselho. “A gestão democrática escolar é o caminho. Em São João de Meriti esse fortalecimento do colegiado, através dos conselhos escolares faz e continuará fazendo a diferença na educação, pois essa é a legitimação atuante da participação de todos os atores que compõe o fazer diário no âmbito escola – comunidade”.
A escolha dos componentes do conselho escolar é realizada a cada dois anos, por meio de votação. Cada seguimento é responsável por eleger os seus representantes.