COORDEF entrega mais seis cadeiras de rodas antes do Natal

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Leandro Alves, Maria de Lurdes Camacho, Maria de Lurdes Oliveira e Manoel José foram quatro dos seis contemplados
Foto: Wanderson Oliveira

Uma briga quase terminou em tragédia para o japeriense Leandro Alves Moura, 30 anos, morador do bairro Itaquaré. Há 11 anos ele se envolveu numa discussão e acabou baleado. O tiro perfurou a costela, o fígado e atingiu a medula óssea, deixando-o paraplégico. Desde então ele tornou-se dependente do uso de cadeiras de roda, mas a dificuldade financeira fez com que ele procurasse a Prefeitura de Japeri em busca de um equipamento gratuito.
Há quatro anos Leandro recebeu sua primeira cadeira de rodas a COORDEF (Coordenadoria Municipal de Integração Social da Pessoa com Deficiência de Japeri). Nesta sexta-feira (23), o presente de Natal foi antecipado e ele foi contemplado com a segunda cadeira.
“O trabalho da COORDEF é fundamental para pessoas que como eu, não têm condições de pagar aluguel, botar comida dentro de casa e ainda poder comprar uma cadeira de rodas”, disse Leandro, agradecido pelo novo equipamento.
Ele foi um dos seis contemplados na antevéspera do Natal com novas cadeiras de roda. A idosa Maria de Lurdes Oliveira, de 88 anos, vive situação semelhante a de Leandro. “Eu estava usando uma cadeira emprestada, pois não tenho dinheiro para comprar uma. Mas me inscrevi na COORDEF e este presente chegou na hora certa”, comemorou a senhora de 88 anos, moradora do bairro Alecrim.
Já Manoel José Vasconcellos Santos, 60 anos, ficou dependente de cadeira de rodas e muletas há quatro anos, quando teve a perna esquerda amputada. “Eu sou diabético e um pequeno machucado no peito do pé não cicatrizou, a ferida foi crescendo e precisei amputar a perna depois de seis meses. Há três anos recebi minha primeira cadeira de rodas pela COORDEF e agora estou sendo contemplado mais uma vez”, vibrou Manoel, que agradeceu a equipe da COORDEF pelo trabalho. “Uma cadeira como esta custa mais de R$ 1.000 e não tenho este dinheiro. A COORDEF presta um serviço essencial para todos os portadores de necessidades especiais.”

Mais de 1.800 equipamentos doados

Os equipamentos doados pela COORDEF vêm de uma parceria entre a Prefeitura de Japeri e a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente), iniciada em 2009. Desde então, cerca de 1.400 japerienses já solicitaram algum tipo de aparelho, como cadeiras de rodas, cadeiras de higienização, motorizadas, andadores e muletas.
“Nós já entregamos quase 700 cadeiras comuns, 550 higiênicas mais de 90 andadores e 330 muletas, além de outros equipamentos. No total já foram cedidos 1.819 aparelhos para as pessoas com algum tipo de deficiência. Na segunda-feira (26), três cadeiras de rodas motorizadas serão doadas, totalizando 24 em dois anos. Foram 11 em 2015 e 13 neste ano”, revela Carlos Augusto Bastos, coordenador da COORDEF.
Quem desejar receber algum tipo de aparelho voltado para a pessoa portadora de deficiência deve comparecer à coordenadoria, na Praça Manoel Marques, no Centro de Japeri, ao lado da E.M. Ary Schiavo. Para fazer a solicitação é preciso apresentar o cartão do SUS, cópias da identidade e do CPF, além de um laudo médico atestando a necessidade de uso do equipamento desejado.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!