
Fotos: Ivan Teixeira/Jornal de Hoje
Foi enterrado na manhã de sexta-feira (19), no Cemitério Jardim da Saudade, em Mesquita, o corpo do candidato a vereador Oswaldo da Costa Silva, o Ratinho, de 54 anos. Ele foi executado com diversos tiros quando saía de casa, na manhã de quinta-feira, em Nilópolis, município onde foi vice-prefeito em duas oportunidades. Cerca de 500 pessoas acompanharam o sepultamento.
Entre os presentes estiveram os prefeitos de Mesquita, Gelsinho Guerreiro, e de Nilópolis, Alessandro Calazans, que garantiu que os responsáveis pelo crime não sairão impunes. “Já estive na delegacia que investiga o caso e vamos colaborar com tudo para que os assassinos sejam descobertos”, disse Calazans, que decretou luto oficial em Nilópolis.
Além de ex-vice-prefeito do município, Ratinho também já foi vereador e recentemente exercia o cargo de secretário de Meio Ambiente, função abdicada para que ele pudesse participar da eleição deste ano e buscar uma nova vaga na Câmara Municipal. Sogro de uma das filhas de Ratinho, o também candidato a vereador por Nilópolis Dr. João Moreira sugeriu uma homenagem ao amigo.
“Queremos que o nome dele seja eternizado em Gericinó. Todo mundo sabe o importante trabalho que nosso amigo Ratinho desempenhou lá. O legado dele não acaba aqui”, disse, emocionado.
O velório teve caixão fechado durante todo o tempo e foi coberto pelas bandeiras do Fluminense, seu time de coração, e do PDT, partido político dele.
Moto também pode ter sido usada no crime

Fotos: Ivan Teixeira/Jornal de Hoje
A morte de Ratinho está sendo investigada pela Divisão de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF). Logo após o crime agentes da especializada estiveram na Rua Pedro Álvares Cabral, no Centro de Nilópolis, para recolher imagens de câmeras de segurança que pudessem ter flagrado a ação. Vídeos mostram um carro modelo Honda Civic prata passando em frente à casa do político antes e depois do crime. A presença suspeita de uma moto também está sendo analisada pelos policiais.
Ratinho foi assassinado por volta das 7h30 da manhã de quinta-feira (18), quando saía de casa em seu carro, um Chevrolet Cruze branco. Ele estava no banco do carona e foi baleado na cabeça, na barriga e nas costas. A DHBF ainda não descarta qualquer motivação para o crime, embora a linha política seja a mais forte neste início de investigação.
Vice-prefeito de Nilópolis, nas gestões de Farid Abraão e Sérgio Sessim, Ratinho também foi vereador e secretário de Meio Ambiente na cidade. O político também fazia atendimento comunitário em sua casa. Ele oferecia gratuitamente os serviços de advogado, e também ajudava na recolocação profissional de pessoas que o procuravam.