O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio (Crea-RJ), engenheiro Miguel Fernández, empossou mais 18 inspetores, todos da Baixada Fluminense e arredores, em solenidade realizada na Associação Comercial de Duque de Caxias, no centro daquele município, na tarde desta terça-feira, dia 15 de outubro. Com essa posse, o número de inspetores nomeados pela atual gestão chega a 98. Os inspetores do Crea-RJ atuam como representantes do Conselho junto a entidades públicas e privadas de suas regiões, colaborando também com a fiscalização do exercício legal das profissões do Conselho. A nomeação é publicada em Portaria do Crea, mas os inspetores atuam como voluntários, sem remuneração.
“Eu espero que vocês inspetores se utilizem da nossa estrutura para que a gente possa alavancar o nosso setor de engenharia aqui na região da Baixada Fluminense, onde fomos bem votados na eleição para a presidência…”, afirmou Miguel Fernández, que presidiu a solenidade de entrega dos certificados e crachás para os inspetores que vão atuar em Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Itaguaí e arredores.
Foram empossados os seguintes profissionais: Gaspar Balbino da Silva, Dorgival Silva Caldas e Pedro José dos Santos, de Caxias; Fernando Antonio Martins Duarte Júnior, Wallace Barbosa de Souza e Letícia Barbosa de Souza, de Nova Iguaçu; Sabrina dos Santos Lins Honorato, de Belford Roxo; Karla Ayres de Lira, de Japeri; Leonardo Duarte Fernandes, de Mesquita; Tatiana Nascimento Jansen, de Nilópolis; Andreia Loureiro dos Reis Teodoro, de Queimados; Roberto Siqueira da Silva, Mauro Sanábio Amaral e Cesar da Silva Couto, de Itaguaí; Roberto Couto de Barros, de Mangaratiba; Carlos Eduardo Souza dos Santos, de Seropédica; e Gisele Tostes dos Santos, de Paracambi; e Ivanildo da Silva, de São João de Meriti. Todos receberam certificados e crachás.
A solenidade contou com a presença da conselheira do Crea-RJ, a engenheira civil Teneuza Maria Cavalcante Ferreira, representante da Associação Duquecaxiense de Arquitetos e Engenheiros (Adae). A conselheira destacou a importância dos novos inspetores do Crea na Baixada, diante da “imensidão de obras que fazem na região”.
A solenidade foi organizada pelo arquiteto Ernesto Balbino que foi um dos fundadores da Associação Duquecaxiense de Arquitetos e Engenheiros (Adae), criada em 1983. Além de Balbino e de Miguel Fernández, participaram da mesa a conselheira Teneuza Cavalcante; o supervisor técnico do Crea-RJ, engenheiro Leonardo Dutra; e o diretor-geral da Mútua RJ, Jamerson Freitas. Ernesto Balbino agradeceu a presença de todos, especialmente do presidente do Crea-RJ e do seu chefe de gabinete, Rodrigo Machado.
Um dos inspetores empossados, o engenheiro Gaspar Balbino da Silva, ressaltou considerar que a atuação dos novos inspetores vai contribuir para o desenvolvimento de Caxias.
Nessa turma de inspetores da Baixada Fluminense, a presença das mulheres foi um diferencial. A engenheira civil Sabrina dos Santos Lins Honorato, de Belford Roxo, disse que “o cargo de inspetor é importante para informação e inovação para nossa cidade, com apoio do Crea-RJ e da Mútua”. Outra engenheira civil, Tatiane Nascimento Jansen, que vai atuar em Nilópolis, manifestou grande alegria por poder participar da atual gestão do Crea-RJ como inspetora: