
O ano de 2016 vai findando, e a equipe do Poder Executivo de Japeri, por meio da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMADES), segue trabalhando com o objetivo de contribuir para que o município cresça, mantendo a qualidade e controle ambiental de futuros empreendedores. Por esta razão a equipe de fiscalização da cidade recebeu no prédio da secretaria, representantes da empresa Romão Tecnologia Ltda, que chega à Japeri trazendo inovação e tecnologia de ponta, para discutir a liberação e emissão do alvará provisório.
A Romão Tecnologia é classificada como não perigosa, por não haver risco de explosão ou contaminação do solo, por atuar na fabricação de ferragens. Independente deste fator, a empresa é altamente comprometida com questões de qualidade dos seus produtos, tendo uma consultoria especializada no controle ambiental para que suas atividades estejam de acordo com as normas previstas em lei.
A reunião na SEMADES foi conduzida pela Especialista em Gestão Ambiental Meiry Lucy, com assessoria da fiscal ambiental Paola Fagundes, que orientou os representantes da empresa sobre todas as necessidades de regularização ambiental para a emissão de alvará provisório. O encontro contou também com a presença do Secretário José Arnaldo dos Anjos, que falou sobre a importância da certificação ambiental de empreendimentos, na qual o setor de fiscalização vem promovendo o Cadastro Técnico Ambiental, no atendimento da Lei nº 017/2000, que institui o Código Ambiental Municipal.
“É o município crescendo. Mais uma empresa de tecnologia de ponta que chega à Japeri aproveitando mão de obra local, com perfil de inovação tecnológica. Os empresários da Romão são completamente envolvidos com a questão da qualidade de seus produtos, além ter um sistema de controle ambiental de excelência, sendo um dos mais avançados do ramo”, disse o José Arnaldo dos Anjos, secretário da SEMADES.
Durante o encontro, a Especialista em Gestão Ambiental Meiry Lucy, propôs a ideia da criação da Certificação Ambiental das empresas, um Selo Verde, fazendo assim um ranqueamento de qualidade, daquelas que têm todo o cumprimento de acordo com as normas previstas em lei, responsabilidade social e atuam utilizando com inovação tecnológica. O objetivo é estimular que os empresários possam ter e oferecer a prestação de serviços de alto nível.