Crianças de Meriti descobrem o sabor dos legumes e frutas

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
São 210 refeições preparadas todos os dias para 196 alunos Foto: Gláucio Burle/Assimp Meriti
São 210 refeições preparadas todos os dias para 196 alunos
Foto: Gláucio Burle/Assimp Meriti

Careta para vagem, beterraba e frutas é algo que não existe na Creche Favo de Mel, localizada no bairro Coelho da Rocha, em São João de Meriti. São 210 refeições preparadas todos os dias para 196 alunos e, não sobra nada. “Aqui a repetição duas vezes é normal”, brinca a merendeira, Kátia Rodrigues da Conceição com a aprovação da diretora Paula Valéria.
Paula conta que a merenda é uma das prioridades da creche, que atende a comunidade de Coelho da Rocha. “Hoje atendemos 115 crianças de 2 a 3 anos e, 81 do pré-escolar na faixa de 4 e 5. E todas as mães ficam encantadas com o tratamento que os filhos recebem. Algumas delas antes matriculadas em creches particulares, agora estão aqui e ninguém reclama. Adoram!”, lembra a diretora.
Para que a criançada se interesse por alimentos frescos e mais saudáveis, entra em campo uma turma da pesada: Andrea de Oliveira, Katia Cristina e Jamile Pessanha: as merendeiras nota 10. Elas fazem de tudo para que os alunos se alimentem bem. “Na hora que oferecemos um suco de laranja, por exemplo, temos que dizer que é aquele que bebe em casa ou comprado no mercado. Até que se acostumem com o novo paladar. Hoje já pedem até suco de melancia, que muitos nunca tinham visto nem a fruta. Melão, então, foi a maior novidade e virou o preferido”, entrega Andrea.
Quando a merenda é macarrão e, alguns rejeitam no prato porque não reconhecem na forma a do pacote instantâneo, no mesmo instante, as merendeiras entram em ação: “Pode comer que igual ao de casa. Eles experimentam e percebem a diferença. Na segunda vez já é tranquilo”, avisa. O mesmo acontece quando provam pela primeira vez um vegetal ou até mesmo tomate. “Tinha criança aqui que não comia tomate porque não era cozido. Alimentos crus, como verduras em saladas, algumas não haviam provado. Agora não dispensam a couve, a alface e qualquer vegetal que colocamos no prato”, diz a merendeira Andrea. Ou seja, o que era um problema deixou de existir. Inclusive para os pais.

Tudo fresquinho

Além do cuidado com as refeições balanceadas, Paula tem uma preocupação imensa com o conforto dos alunos, a higiene e a estética. “Nós amamos fazer todos os dias um penteado novo nas meninas. Elas vão para casa lindas, assim como os meninos muito bem arrumados e cheirosos. Somos 40 pessoas trabalhando somente em prol do bem-estar delas”, avisa a diretora. “Nos fins de semana, quando a creche não funciona, as mães nos contam que precisam trazer os filhos aqui para se certificarem que não tem aula. Querem vir para cá”, fala Maria Carolina, a subdiretora.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!