
Foto: Assimp Meriti/Luiz Alberto
A violência doméstica e sexual são problemas que atingem milhares de crianças e adolescentes de todas as esferas e classes sociais do mundo. No município de São João de Meriti, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, desenvolve um importante serviço de acolhimento e apoio às vítimas dessas situações.
A unidade de saúde Anibal Viriato, em Jardim Meriti, conta com uma equipe de psicólogos especializados para o atendimento desses casos. Vítimas, de até 14 anos, que sofreram estes tipos de violência, têm atenção especial na unidade. Lá, recebem todo o acompanhamento psicológico necessário para superarem os traumas.
Os encaminhamentos para este tipo de atendimento são feitos por órgãos policiais, de justiça e pelos Conselhos Tutelares. Uma das responsáveis pelo serviço, a psicóloga Cleomar Barbosa, conta que a maioria dos casos recebidos é de abusos sexuais e ressalta a importância do trabalho oferecido pelo município.
“O acolhimento imediato que fazemos às vítimas é muito importante para elas. É difícil uma criança falar sobre esse assunto e pedir ajuda. Aqui fazemos todo um trabalho de acompanhamento que envolve as famílias das vítimas, buscando sempre garantir o direito à proteção dessas crianças e adolescentes”, explica a psicóloga.
A Secretaria Municipal de Saúde trabalha em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e a Superintendência da Mulher, locais onde as vítimas são encaminhadas, quando necessário, após o atendimento psicológico.
A Unidade de saúde Anibal Viriato está localizada na Rua Joaquim Rosa, s/nº, em Jardim Meriti. O horário de funcionamento é de 8h às 17h. Mais informações pelo telefone: 2752-5152.