
O Grupamento Ambiental da Prefeitura de Mesquita está pedindo a parceria da população para a diminuição dos focos de incêndio nas áreas de mata do município, principalmente na Área de Proteção Ambiental (APA). Somente de julho a meados do mês de agosto já foram cinco focos de incêndios florestais combatidos pelo grupamento. O último aconteceu no dia 14.
“De julho a agosto acontece o período de seca, o que proporciona que os focos de incêndios se alastrem com mais facilidade. Teve um que combatemos na APA do Monte Horebe que foi muito difícil. Começou às 11h30 e só conseguimos controlar por volta das 20h30. Este chegou a atingir residências próximas à rua da Serra. Não tivemos como precisar se foi criminoso ou natural. Já este que aconteceu no dia 14, no Alto Uruguai, foi porque uma pessoa tentou queimar um sofá e o fogo se alastrou. Tiramos fotos quando o incêndio estava controlado, mas não conseguimos identificar os responsáveis. Queremos orientar a população sobre os riscos em atear fogo em resíduos”, explica Gilmar Jophilis, coordenador de Meio Ambiente e chefe do Grupamento Ambiental.
Jophilis lembra que é proibido fazer fogueiras, ainda mais próximo a matas, e que o crime ambiental é previsto na Lei Federal 9.605, passível de multa e detenção, entre outras penalidades, de acordo com cada caso.
O Grupamento Ambiental é ligado à Guarda Municipal, porém é um destacamento que atua junto à Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMMURB). Além de combate a incêndios, o grupamento é responsável por atender a questões de maus tratos a animais, fiscalização ambiental e de construção irregulares, descarte incorreto de resíduos sólidos e líquidos, entre outras demandas.
Informações e denúncias pelo telefone 2696-1243, da Guarda Municipal, ou através da Ouvidoria, no 0800 282 9260, que aceita ligações gratuitas de qualquer linha fixa, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.