A Secretaria Municipal de Defesa Civil de Nova Iguaçu abriu as inscrições para o programa “Primeira Resposta para Emergência com Produtos Perigosos”. As aulas aconteceram no dia 6 de maio, no Grupamento de Operação com Produtos Perigosos – GOPP, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do RJ, parceiro do projeto. A expectativa é oferecer 13 cursos este ano com parcerias e integrações com outros órgãos públicos. O projeto faz parte do curso de “Formação de Brigada Florestal Voluntária”, que terá uma atividade prática na próxima segunda-feira (5).
O programa de treinamento para emergências e desastres ocorre desde 2017, com a realização de 70 cursos e mais de 4 mil certificados emitidos.
“O programa, envolvendo todos os cursos, é uma ferramenta fundamental na integração e preparação de voluntários, líderes comunitários, representantes de órgãos não governamentais e agentes públicos para mobilizações preventivas ou respostas às emergências e desastres, além de desenvolver a cultura da prevenção e, consequentemente, a resiliência de Nova Iguaçu”, afirmou o secretário de Defesa Civil, Jorge Ribeiro Lopes.
Para participar dos cursos, é necessário estar cadastrado na Rede de Voluntários coordenada pela Defesa Civil e realizar a inscrição pelo link https://www.sistematica.info/redebravo/ .
Os voluntários da Rede Municipal de Defesa Civil de Nova Iguaçu têm acesso a todas as atividades, cursos e treinamentos da Secretaria. Para ser um voluntário, é preciso entrar em contato com a Defesa Civil de Nova Iguaçu pelos números (21) 98160-9740 e (21) 3779-0660.
Na última segunda-feira (28), a Defesa Civil de Nova Iguaçu promoveu o treinamento e capacitação para emergências e desastres com a realização do curso “Formação de Brigada Florestal Voluntária”, ministrado pela Guarda Municipal Ambiental, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. O evento marcou o início de um conjunto de atividades externas para integração e preparação de voluntários e agentes públicos.