
Foto: Francisco Filho
Quarenta adolescentes participaram ontem da solenidade de formatura da 17ª turma de Agentes Mirins da Defesa Civil de Mesquita, realizada no pátio da Dinâmica, com a presença de representantes da Defesa Civil de São João de Meriti, Nilópolis, Duque de Caxias e Queimados e do 4º Grupamento de Bombeiros (Nova Iguaçu). Depois de receberem os certificados de conclusão do curso, os jovens, com idade entre 13 e 16 anos, participaram de simulações de acidentes, prestaram primeiros socorros e demonstraram a maneira correta de proceder em casos de incêndio.
“Os alunos aprenderam sobre primeiros socorros, como evitar acidentes domésticos, incêndios, preservação do meio ambiente e ainda participaram das aulas de dança e ficaram mais integrados”, explicou o diretor de Ensino e Instrução da Defesa Civil, Marlon Araújo.
Para o secretario de meio Ambiente e Defesa Civil, Marco Antônio Benites Mol, a formação de mais uma turma de agentes é a prova do sucesso do curso, que, além de afastar os jovens das ruas, ensina técnicas que podem salvar vidas e prevenir acidentes. Já o coordenador regional da Defesa Civil da Baixada Fluminense, major Pécura, parabenizou aos jovens e ressaltou que eles serão agentes multiplicadores do que aprenderam. “Trata-se de uma cultura preventiva, que forma cidadãos voltados para o bem. O trabalho de vocês começa agora, passando à frente o que aprenderam e colocando em prática tudo que lhes foi ensinado sempre que for necessário”, frisou o major.
Os quatro primeiros colocados no curso receberam os certificados das mãos dos secretários e o aluno Davi Quirino, classificado em primeiro lugar, ganhou uma bolsa de estudos no curso Microlins, uma das empresas parceiras do projeto.