Defesa Civil vai apresentar Plano de Contingência aos moradores

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Proposta estabelece medidas que devem ser tomadas em caso de desastres naturais

Antes da chegada do período do ano que concentra a maior quantidade de chuvas e temporais, a Defesa Civil Municipal de Mesquita resolveu apresentar aos moradores o seu plano de emergência em caso de desastres. No próximo dia 22 de novembro, será realizada a 1ª audiência pública para apresentação do Plano de Municipal de Contingência de Proteção e Defesa Civil da cidade. O evento é aberto a todos os moradores do município. A reunião está marcada para às 14h, no Auditório Zelito Viana, que fica na sede da prefeitura, na Rua Arthur de Oliveira Vecchi, 120, no Centro.

O Plano de Contingência estabelece medidas que precisam ser providenciadas, direta ou indiretamente, por órgãos responsáveis por respostas diante de situações de emergências e desastres naturais como enxurradas, incêndio florestal, alagamentos, deslizamentos, inundações e estiagem. A proposta começou a ser desenhada em agosto pelo Grupo de Ações Coordenadas – GRAC – montado em Mesquita com a participação de várias secretarias.

A audiência servirá para apresentar as propostas do plano a população, a fim de conscientizá-los como parte integrante, inclusive com coleta de sugestões que poderão ser incorporadas ao documento através da atualização que ocorrerá anualmente. Ela também cumpre o estabelecido na Lei nº 12.608, de 2012, que instituiu a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil. “A realização da audiência é o primeiro passo para definirmos as ações e estratégias que possibilitam uma melhor organização dos atendimentos à população. Isto facilita mais a execução”, garante o subsecretário da Defesa Civil Municipal, Ronaldo Vilázio.

O plano está dividido em três volumes, em que são determinadas tarefas que os envolvidos em situações de risco, como moradores, secretarias municipais, agências estaduais, Samu, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e etc., devem adotar. Eles trazem desde questões de monitoramento, alerta, e alarme até repostas, com ações de socorro, ajuda humanitária e reabilitação de cenários, a fim de reduzir os impactos e prejuízos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!