
Foto: Ralff Santos
A 4ª Conferência Municipal de Política Agrícola e Desenvolvimento Rural de Duque de Caxias iniciou ontem (24), em Xerém. “Cenário Agrícola da Baixada Fluminense: Panorama do impacto do Arco Metropolitano e outras ações de desenvolvimento econômico sobre a zona rural da Baixada Fluminense” e a “Discussão e alteração da Lei 1.338/1997 foram os tópicos abordados. Hoje (25), o evento discute, a partir das 9h30, o Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário: análise, discussão, alteração e votação do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.
A abertura da conferência contou com a presença do secretário municipal Luiz Renato Vergara, que falou da importância de discutir políticas de agricultura familiar, destacando o abandono da zona rural e a falta de respeito com os agricultores. Ele ressaltou o trabalho de sua pasta e das políticas implantadas para conhecer o território e ajudar quem produz. “Não adiante produzir se não tem estradas. Estamos melhorando as estradas para o escoamento da produção. Se não fizermos isso a agricultura vai se perdendo”, disse Vergara. “Temos também que incentivar a continuidade para os filhos dos agricultores. Temos que fazer os jovens entenderem e incentivá-los a continuar o trabalho dos pais e mostrar a importância da agricultura familiar para fixa-los no campo”, destacou.
Da primeira mesa participaram do debate Aly Ndiaye, consultor do SEBRAE, Maria da Conceição Rosa, da EMATER/Rio e o subsecretário de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Oswaldo Henrique Theodoro. À tarde, o secretário Luiz Renato Vergara falou sobre alteração da Lei 1.338/1997.
A conferência segue hoje com a discussão do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário: análise, discussão, alteração e votação do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, com o agrônomo Edson Rodrigues Cruz, da EMATER/RIO. À tarde o assunto volta à mesa para análise e aprovação do Plano. A conferência será encerrada com a eleição e posse dos novos membros do Conselho Municipal de Política Agrícola e Desenvolvimento Rural (COMPADER).