
Fotos: Italo Dornelles
O Brasil incorporou o Dia Nacional do Idoso – 1º de outubro – ao seu calendário e incluiu na legislação brasileira resoluções fundamentais para a “melhor idade”,principalmente através do Plano de Ação Internacional sobre o envelhecimento da ONU. Esta iniciativa contem 62 pontos, que orientam as reflexões, leis e ações a respeito da categoria. Na Baixada, as prefeituras garantem uma secretaria ou coordenadoria com foco na melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas e promovem até sexta-feira (2) programações especiais em comemoração à data.
Ações em Itaguaí
A festa já começou em Itaguaí deste a última segunda-feira (28). A prefeitura está desenvolvendo diversas ações com o objetivo de implementar projetos direcionados à terceira idade. Para o prefeito da cidade, Weslei Pereira, o evento é de grande importância. “ Teremos cinco dias de programação, que envolvem as Secretarias de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social,com o propósito de oferecer lazer, cuidados à saúde e orientação a uma parcela importante de nossa cidade”, destacou.

Hoje a agenda da terceira idade começa às 8h, na quadra da Escola Municipal Severino Salustiano de Freitas, no bairro Teixeira. No local também acontecerá uma palestra sobre envelhecimento ativo e exercícios, que visam o envelhecimento de forma saudável. Também haverá,até às 12h, aferição de pressão arterial, teste de glicemia e distribuição da Caderneta do Idoso. Na quarta-feira (30) a Câmara Municipal da cidade sediará um fórum organizado pelo Conselho Municipal do Idoso para formar a Rede Intersetorial. Na quinta (1), às 9h, será promovido no Calçadão da cidade o “Dia D” da Semana de Valorização ao Idoso, que reunirá exercícios preventivos para a pessoa idosa, distribuição de mudas de plantas e material educativo, além de serviços de saúde e apresentação de Dança de Salão da Escola Municipal de Dança. Na sexta (2) o encerramento da celebração será no Centro de Convivência da Assistência Social, com o Baile da Assistência Social ” Valorização do Idoso”.
Palestras em Japeri
A secretaria de Saúde de Japeri, através da Coordenadoria do Idoso realiza hoje, às 14h,no CRAS Nova Belémue ( Rua Augusto Batista, 72) uma palestra sobre “Depressão na Terceira Idade”. De acordo com a coordenadora Leonor Maria de Oliveira, a realização é uma forma de aproximar a terceira idade dos serviços de saúde . “Queremos orientar e interagir com os idosos para que eles se sintam à vontade para nos procurar sempre que necessário”,disse. Amanhã, também às 14h, o tema da palestra é “Qualidade de vida dos Idosos”. Na quinta (1),o evento acontece na Sala de Cinema da secretaria de Assistência Social e Trabalho (SEMAST), onde serão entregues os certificados de participação das palestras. De acordo com o IBGE de 2010, 16% da população de Japeri é composta por idosos, o que corresponde aproximadamente a 10 mil pessoas. A coordenadoria realiza reuniões semanais, que acontecem as quintas-feiras no Centro de Convivência de Idosos da Unidade Mista de Engenheiro Pedreira.
Saúde e cultura em Meriti

Foto Luiz Alberto/ Assimp Meriti
A turma mais madura de São João de Meriti ganhou uma série de atividades especiais da subsecretaria municipal da Melhor Idade. A prefeitura preparou um animado baile e serviços de saúde, beleza, cultura e bem-estar, que irão compor a programação da semana. Consultas médicas, exames e cuidados com a saúde, cabeleireiro, maquiagem, dança de salão e artesanato, além de palestras e debates. Quem passar pela subsecretaria, poderá conferir hoje a partir das 8h30 serviços em ônibus odontológico, ônibus ginecológico, teste de glicose, aferição de pressão, clínico geral, exame de vista, aula de alongamento, exposição de artesanato e cadastro alfabetização. Além disso, a prefeitura promove a palestra “Combate à violência contra pessoa idosa”, que será ministrada pela ONG Mão Amiga.
Na quarta(30), o idoso que visitar o local, além de conferir os serviços de saúde prestados no dia anterior, poderá participar também de dança de salão, exposição de artesanato, auriculoterapia, roda terapêutica, e uma palestra sobre “Sexualidade na melhor idade”. Para encerrar as atividades, a prefeitura promoverá o Baile da Melhor Idade e a Festa dos Aniversariantes do Mês, a partir das 14h. Os interessados em participar das atividades deverão ter mais de 60 anos e se cadastrar na Subsecretaria, levando seus documentos para fazer a carteirinha do projeto. Mais informações pelo telefone 2651-1162. A subsecretaria da Melhor Idade fica na Rua Panamense, s/nº, Vilar dos Teles.
Mais festa nos municípios
Em Belford Roxo, a secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, em parceria com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e o Conselho Municipal do Direito da Pessoa Idosa,irão realizar dois eventos. Na quinta (1º), será oferecido um café da manhã na quadra da escola de samba Inocentes de Belford Roxo, a partir das 9h. Na ocasião, o município realizará palestras sobre os direitos dos idosos, além de apresentações para os homenageados.Já na sexta-feira (2) a partir das 10h, acontecerá uma audiência pública para discutir o direito do idoso ao transporte público, na Câmara Municipal da cidade.
Em Nova Iguaçu, ainda na quinta-feira(1º), às 9h30, a secretaria de Assistência Social realizará no ESMUTI (Espaço Municipal da Terceira Idade) duas atividades: a peça “Direitos dos idosos, primavera” e a palestra com o defensor público Drº Antônio Carlos, com o tema “Dia Nacional e Internacional do Idoso”. O ESMUTI fica na Rua Luiz de Matos, 736 – Bairro da Luz.
No município de Paracambi, os idosos participarão na sexta-feira (2)do Encontro de Idosos no Lions Clube da cidade (Rua João Fischer, 333), às 19h.
Por: Gabriele Souza (Gabriele.souza@jornalhoje.inf.br)