Hoje, 8 de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher, que lembra as tecelãs nova-iorquinas que morreram queimadas durante manifestação, em 1857. A luta delas pela igualdade de condições trabalhistas entre os gêneros marcou a data e promove várias homenagens no mundo. No cronograma de atividades da Baixada Fluminense estão inclusos ciclo de palestras, debates, panfletagem, atendimento de saúde e ações culturais, de lazer e entretenimento.
Nesse ano, o foco da ONU Mulheres é avançar na direção da igualdade de gênero. No ritmo atual, segundo pesquisa divulgada pelo Fórum Econômico Mundial, tal alvo não será atingido em menos de 100 anos. Este é o momento para que homens e mulheres se comprometam a lutar para acelerar e conquistar a “Igualdade de Gênero”, um os objetivos do Milênio por parte da ONU e novamente reforçado nas metas do desenvolvimento sustentável, visualizando 2030.
Na Baixada Fluminense, as atividades já foram iniciadas e a vasta programação das cidades irá acontecer ao longo deste mês. Confira algumas ações promovidas na região:
Mesquita
Em Mesquita, a Caminhada de Mulheres abriu no sábado (5) as comemorações promovidas pela prefeitura municipal. Mais de 500 mulheres participaram do evento, que teve concentração na Vila Olímpica e percorreu várias ruas da Vila Emil até a Praça da Telemar, no Centro, onde o grupo comemorou as conquistas femininas dos últimos anos e refletiu sobre os avanços que ainda são necessários. As próximas ações voltadas para a luta da mulher pelos seus direitos estarão disponibilizadas no site do órgão mesquita.rj.gov.br
Nova Iguaçu
Hoje ocorre a terceira edição do projeto “Mais Mulher”, que através da premiação do “Oscar Social”, homenageia mulheres iguaçuanas, que se destacaram no desenvolvimento social da cidade. O evento, desenvolvido pela prefeitura da cidade, acontece no Complexo Cultural Nova Iguaçu, no espaço do Teatro Sylvio Monteiro, às 17h30. A entrada é franca e aberta para toda população. O Complexo Cultural Nova Iguaçu fica na Rua Getúlio Vargas, nº 51, no Centro.
Outras atividades, alusivas a data, estão sendo preparadas pela Prefeitura de Nova Iguaçu, que já tem data para encerrar as comemorações, com grande ação social. No dia 30 de março serão oferecidos cerca de 80 serviços reunindo atendimentos de beleza em geral, saúde, orientação jurídica, cadastro nos programas sociais, balcão de empregos, além de exposição e venda de artesanato. O evento acontecerá das 8h30 às 17h, na Praça Rui Barbosa, no Centro.
Ainda em Nova Iguaçu, a população da Baixada poderá participar da II Semana da Mulher, intitulada “Saúde, Gênero & Direitos. Organizada pela direção da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) – Campus Nova Iguaçu, a programação será iniciada no próximo dia 13, com a corrida e caminhada “Roberta Santana – Sonho e Vida”. A programação seguirá até o dia 18 deste mês, com rodas de conversas, sarau, cine clube, exposições, oficinas e palestras. Os eventos serão gratuitos, abertos ao público e valerão certificado de participação. O campus iguaçuano agrega cerca de 3500 universitários, dos quais 50% são mulheres, que na maioria residem na Baixada Fluminense e já passaram da adolescência. Confira toda agenda especial no site speasufrrj.wix.com/eventos
Nilópolis
A secretaria de Cultura de Nilópolis celebra hoje o Dia Internacional da Mulher. As atividades acontecem no Calçadão de Nilópolis, a partir das 9h, e agrupam: exposições das mulheres afro-empreendedoras, apresentação de roda de Mulheres Capoeiristas da Fundação Capoeira, entrega de Diplomas para Mulheres de diversos setores da sociedade nilopolitana e performance teatral com a atriz Giza Chris. No início da noite, ás 18h30, a superintendência da mulher fala sobre violência doméstica e Lei Maria da Penha.
Às 20h tem show com a cantora de MPB Rock e produtora Ana Paula P Rodrigues e a Diva Fernanda Morais, que participa da tarde de autógrafos no festival literário. Por volta das 21h, a produtora Dulcilene Machado apresenta um repertório de música Charme com o tema Mulher, que promete transformar o calçadão em um grande evento de “Baile Charme”. As ações serão registradas por alunos da Escola Municipal de Teatro Antonio José, o Judeu, através de vídeos com celulares e câmeras amadoras, com a finalidade de lançar um documentário – Eles por Elas.
No dia 19, a Superintendência dos Direitos da Mulher de Nilópolis irá comemorar o Dia Internacional da Mulher, com a 1ª Caminhada do Março Lilás pela conscientização dos Direitos das Mulheres e ações do projeto Mulher, ação e cidadania. 50 mulheres também serão homenageadas. As atividades e atrações culturais serão realizadas a partir das 9h, na Praça dos Estudantes, Centro.
Queimados
Para homenagear todas as mulheres, sejam elas avós, mães e filhas, a Prefeitura de Queimados programou para hoje uma caminhada, aula de dança e serviços gratuitos de saúde e beleza. A partir das 8h, as idosas vão queimar as calorias em um aulão de zumba, na Praça dos Eucaliptos. Um hora depois, será a vez da Caminhada da “Mulheridade” com alunos do Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade (CELTI) e destino até a Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro. Na praça, a partir das 9h, serão montados estandes das secretarias municipais de Saúde, Direitos Humanos e Assistência Social. Quem passar pelo local vai poder usufruir de serviços gratuitos como marcação de exames, orientação sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), inscrição em programas sociais, serviços de beleza como corte e escova de cabelo, além de distribuição de rosas.
São João de Meriti
Hoje e amanhã, a música será transformada em arma do bem na luta pela redução da violência contra a mulher em São João de Meriti. É que a secretaria municipal de Direitos Humanos e Igualdade Racial está reescrevendo as notas musicais da roda de samba, na qual o acorde principal é a Lei Maria da Penha. A intenção é comemorar o Dia Internacional da Mulher e também promover a troca de informações sobre os direitos da classe feminina.
A presença de homens na Roda de Samba é bem vinda. Eles também serão instruídos durante a ação para terem comportamentos condizentes e não infringirem as normas da referida lei.
Nesta terça-feira (8) o evento acontece em dois locais. Na Subsecretaria da Melhor Idade, na Rua Panamense, em Jardim Meriti, pela manhã e na Creche Tia Ruth, na Rua Moçambique, no Jardim Santa Rosa, às 14h. Amanhã (9), a roda de samba será realizada na ONG Jovem Rio, em Vilar dos Teles, às 10h e no Ciep 132 Municipalizado São João Bosco, em Éden, na período da tarde.
Duque de Caxias
A Prefeitura de Duque Caxias comemora hoje, das 9h às 12h, o Dia Internacional da Mulher, com uma grande ação social na Praça do Pacificador, no Centro. Para marcar a data, será lançado o projeto Patrulha Maria da Penha, que terá entre suas atividades fiscalizar as medidas protetivas às vítimas de violência, realizar patrulhamento e diligências.
Também serão oferecidos vários serviços às mulheres, como manhã de embelezamento, ônibus da Fundec para emissão da Carteira de Trabalho Digital, Ouvidoria municipal, Previdência Social, Sebrae (inclusão no MEI- Micro empreendedor), Procon, Saúde da Mulher, e apresentação da Banda UPP da Mangueirinha.
por Ana Paula Moresche