
Palestras, distribuição de material informativo, busca ativa de pacientes e mais consultas médicas foram algumas das atividades realizadas, pela Prefeitura de Japeri, para lembrar o dia Mundial do Hanseniano, comemorado no último domingo do mês de janeiro. A ação aconteceu na quarta (08), na Unidade Mista de Engenheiro Pedreira.
“Estamos retomando a busca ativa. No segundo semestre de 2016 as atividades do programa de Eliminação da Hanseníase foram prejudicadas porque muitos Agentes Comunitários de Saúde foram dispensados e cinco pólos foram fechados. Além disso, aumentamos a quantidade de consultas”, explicou o secretário de Saúde, Charles Gonçalves. O dia Mundial do Hanseniano foi criado para intensificar ações de assistência e conscientização sobre o problema.
Em Japeri, Quem quiser tirar dúvidas sobre a doença, receber orientações ou marcar uma consulta pode procurar o Programa de Eliminação da Hanseníase, que funciona na UMEP, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
A hanseníase é uma doença incapacitante
A hanseníase é considerada uma das doenças mais antigas da história da medicina. É infecto-contagiosa e tem alto poder incapacitante. Causada por um parasita, ela ataca a pele, os nervos periféricos e outros órgãos. No geral, os sintomas da hanseníase são o aparecimento de manchas marrom, vermelha ou branca, caroços e placas em qualquer local do corpo, perda de sensibilidade, fisgadas ou dormências nas extremidades, formigamento e dor nos nervos dos braços, pernas e pés, diminuição da força muscular, ressecamento dos olhos, mal estar geral, emagrecimento e queda de pelos.
Entre as principais complicações causadas pela hanseníase estão a cegueira, alterações musculares nos nervos, rins e pulmões, incapacidade de se movimentar adequadamente e deformidades nas orelhas, nariz, pés e mãos. “Estes sintomas, muitas vezes afetam também a vida social e profissional. Tudo isso, além do preconceito que é um grande desafio”, acrescentou a dermatologista Ana Carolina de Oliveira Machado.
A doença não tem forma de prevenção específica. No entanto, o diagnóstico precoce é muito importante.