Para celebrar o aniversário de Nova Iguaçu, a prefeitura de Nova Iguaçu, convida você para o evento de apresentação do filme “Uma Cidade em Dois Lugares – Arquitetura e Identidade”, um documentário longametragem que conduz você a uma viagem por diferentes caminhos percorridos no processo de construção, emancipação e desenvolvimento da cidade de Nova Iguaçu.
O filme faz uma leitura do processo de ocupação territorial da cidade com um breve olhar sobre os povos originários e identifica dois ícones edificados: a “Torre Sineira”, que tem aproximadamente 15 metros de altura, erguida no século XVIII em 1875, situada em “Iguaçu Velho”, Vila de Cava, e a “Torre Lumina”, que mede aproximadamente 75 metros de altura, edifício considerado o ponto mais alto da cidade de Nova Iguaçu, erguido no século XXI.
Uma Cidade em Dois Lugares – Arquitetura e Identidade traz à cena diálogos dos arquitetos Vicente Loureiro, Andre Zicht, Flávio Araújo e Rogério Ferola para dar vida às transformações, remontar vestígios territoriais e identificar diferentes aspectos presentes em edificações que revelam valores estéticos, artísticos, documental e sociológicos que compõem a diversa história de uma cidade que tem nome de rio.
O filme traz também à cena narrativas, depoimentos de várias personalidades que detêm conhecimento da memória histórica e contemporânea da cidade e da região da Baixada Fluminense. Ao aliar entretenimento à produção de conhecimento, o filme reconhece e valoriza a relevante e singular trajetória de vida de uma cidade que ostenta o posto de mãe e referência de desenvolvimento da região da Baixada Fluminense.
Serviço:
Evento de Lançamento do Filme Uma Cidade em Dois Lugares – Arquitetura e Identidade
Local: Complexo Cultural Mario Marques – Casa de Cultura Sylvio Monteiro – Rua Getúlio Vargas, 51 – Centro – Nova Iguaçu – RJ
Dia / Horário – Quarta-feira, 14/01, às 19 horas
Entrada Franca!
Classificação Livre