
Foto: Doutores da Alegria
O projeto Plateias Hospitalares do Doutores da Alegria chega ao Hospital Estadual da Mulher Heloneida Studart (HMHS), em São João de Meriti. A primeira apresentação será hoje, com o espetáculo Poesia ao pé do Ouvido, que relembra grandes poetas brasileiros através da música.
O grupo Companhia de Teatro Íntimo, que encenará o musical, vai homenagear os poetas Manoel de Barros, Adélia Prado, Manoel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Morais e Cecília Meireles, entre outros. A direção musical é de Fernando Escrich e o elenco conta com Ana Paula Lima, atriz de Malhação, da TV Globo, Caetano O’Maihlan, atualmente na novela A Terra Prometida, da TV Record, Bellatrix, Fernanda Boechat, Rafael Sieg, Gabriela Haviaras e Marcio Mariante.
A estreia do hospital meritiense na agenda do Doutores no estado do Rio foi anunciada pelo fundador da organização, Wellington Nogueira, com uma palestra na unidade de saúde em outubro. Inaugurado em 2010, no Dia Internacional da Mulher, o Hospital da Mulher Heloneida Studart é o primeiro da rede estadual de Saúde totalmente especializado no atendimento a gestantes e bebês de alto risco. Com cerca de 3 mil consultas ambulatoriais, 500 partos e 40 mil exames laboratoriais e de imagem realizados mensalmente, o HMHS é hoje a principal unidade de referência para esse tipo de atendimento na Baixada Fluminense.
Plateias Hospitalares
Implantado em 2009 no Rio de Janeiro, o projeto Plateias Hospitalares promove apresentações artísticas em sete hospitais públicos do estado, num trabalho em parceria com as secretarias estadual e municipal de Saúde. Até o momento, já foram realizadas mais de 400 apresentações, envolvendo mais de 300 artistas e um público de cerca de 50 mil pessoas.
Sobre Doutores da Alegria
Doutores da Alegria é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que há 25 anos utiliza a arte do palhaço, teatro, música e dança para melhorar as relações humanas nos hospitais. Além das visitas contínuas, entre suas atividades destacam-se a formação, a ampliação do acesso à cultura e a geração de conteúdo para a sociedade. O trabalho da OSC, gratuito para os hospitais, é mantido por doações de empresas e de pessoas. Saiba mais em www.doutoresdaalegria.org.br.