Duque de Caxias abre a Semana de Enfermagem com palestras

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

DUQUE DE CAXIAS ABRE A SEMANA DE ENFERMAGEM COM PALESTRAS E HOMENAGENS AOS PROFISSIONAIS DA REDE MUNICIPAL

A Secretaria Municipal de Saúde de Duque de Caxias (SMSDC), através do Departamento de Enfermagem, realizou nesta segunda-feira (12), a abertura da Semana da Enfermagem. O evento, que acontece no período de 12 a 20 de maio, em todo o país, tem como tema central: “Saúde Planetária: desafios e a atuação crítica da Enfermagem”.

O encontro, realizado no auditório do Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo (HMMRC), foi aberto com a saudação da diretora do Departamento de Enfermagem da SMSDC, Elaine Paladini, que parabenizou a todos os Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem da rede municipal de saúde.
“Hoje estamos promovendo esse encontro para marcar o início da Semana da Enfermagem no município. O evento também tem o objetivo de reforçar a importância do dia do Enfermeiro e do Técnico de Enfermagem, comemorados no mês de maio. Em nome da SMSDC queremos agradecer todo o empenho e dedicação dos profissionais de enfermagem, que são essenciais na prestação dos serviços de saúde à população!”, declarou Paladini.

Como parte da programação, o público contou com a participação de dois palestrantes: Enfermeiro Wellington Moraes da Silva, que tratou do tema ‘Ética na Enfermagem’, e a Enfermeira Audrei Telles (servidora da SMSDC), que falou sobre ‘Educação na Enfermagem’.

Homenagem a dois ícones da Enfermagem mundial

O Dia do Enfermeiro (12/5) e o Dia do Técnico de Enfermagem (20/5), como também o evento “Semana da Enfermagem”, são celebrados nessas datas devido à importância de dois ícones da história da profissão – A enfermeira inglesa Florence Nightingale, nascida em 12/5/1820, e a enfermeira brasileira Ana Néri, falecida em 20/5/1880.

Considerada a criadora da profissão, Florence Nightingale se destacou durante a Guerra da Crimeia, em 1854, ao cuidar dos feridos de forma humanizada. Seus métodos eficazes reduziram em mais da metade as mortes de doentes.

O segundo ícone é a enfermeira Ana Néri, considerada heroína brasileira e pioneira da profissão no Brasil. Ana Néri atuou no atendimento dos soldados feridos durante a Guerra do Paraguai. Mesmo com os poucos recursos de higiene e materiais, se destacou por sua dedicação, conseguindo, inclusive, montar uma enfermaria-modelo em Assunção, capital do Paraguai, sitiada pelo exército brasileiro. Foi neste local que perdeu seu filho. Quando a guerra acabou, em 1870, Ana Néri voltou ao Brasil com três órfãos de guerra que resgatou para criar. Foi condecorada com as medalhas de prata Geral de Campanha e a Medalha Humanitária de Primeira Classe, além de receber do imperador D. Pedro II, por decreto, uma pensão vitalícia com a qual educou sua família. Ana Néri faleceu aos 65 anos, no dia 20 de maio de 1880.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!